quarta-feira, 17 de julho de 2024

Posse: Vivaldo Costa retorna à Assembleia Legislativa do RN

Posse de Vivaldo Costa. Foto: Eduardo Maia-ALRN

Marcada pela emoção e prestigiada por um grande número de lideranças seridoenses, a posse do deputado estadual Vivaldo Costa (PV) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) aconteceu em ato solene conduzido pelo presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB). A solenidade aconteceu na tarde desta quarta-feira (17), na sala da presidência e o ato publicado no Diário Oficial Eletrônico (DOE/ALRN) desta quarta-feira. 

Os deputados Francisco do PT, Divaneide Basílio (PT) e Nelter Queiroz (PSDB), prestigiaram o evento, assim como também o prefeito de Caicó, Dr. Tadeu (PSDB), o conselheiro aposentado do TCE, Tarcísio Costa, irmão de Vivaldo, Augusto Viveiros, Diretor Geral da ALRN, entre outras autoridades e correligionários políticos do deputado. 

Aos 84 anos, Vivaldo Costa retorna ao parlamento estadual para cumprir o seu décimo mandato parlamentar, sendo o mais longevo da Casa. Na sequência, os deputados José Dias (PSDB) e Nelter Queiroz (PSDB) são os que têm o maior número de mandatos. O Papa, como é mais conhecido, chega de volta à Casa do Povo com a vaga aberta após a saída do deputado George Soares (PV), que foi eleito conselheiro do Tribunal de Contas do RN (TCE). 

Médico por formação, Vivaldo tem uma trajetória política marcada pelos diversos cargos públicos que ocupou: vice-governador(1991-1994), governador(1994), prefeito de Caicó(1997 a 1998), deputado estadual e suplente de deputado federal. Mas é no parlamento estadual que se concentra a maior parte da sua vida pública e onde prioriza pautas como a saúde pública, abastecimento de água e agricultura. 

O presidente Ezequiel Ferreira destacou a atuação do colega e disse que era uma grande honra para o Legislativo contar com seu retorno. "Vivaldo é um homem que nunca se perdeu no caminho de volta, que tem uma história marcada pelos inúmeros mandatos, notadamente na Assembleia Legislativa. É um homem que usa a política como instrumento de se fazer o bem comum, melhorar a vida do cidadão, essa é a sua marca", afirmou.

Ao citar a trajetória de Vivaldo, Ezequiel disse que para a Assembleia Legislativa era uma honra "ter o Papa de volta, só enobrece a Assembleia Legislativa, com a sua história de vida e a sua disposição de ajudar o povo do RN, particularmente o povo de Caicó. Isso só aumenta a responsabilidade de cada deputado", finalizou. 

Vivaldo relembrou o início da sua vida estudantil e profissional, quando foi auxiliar e sócio da médica Giselda Trigueiro. E o início da vida pública, pelas mãos do então governador do RN, Dinarte Mariz. "Quero continuar trabalhando por todo o povo e priorizar mais ainda as questões do Seridó, fortalecendo sua voz aqui na Assembleia Legislativa", finalizou.

Trajetória de Vivaldo Costa: 

Vivaldo Silvino da Costa nasceu no primeiro dia 01º de novembro de 1939, filho de Raimundo Pretinho e Santa Costa, nasceu no Sítio Várzea Comprida, no sopé da Serra do São Bernardo, à época pertencente ao Município de Caicó (hoje, São José do Seridó). Dirigiu durante décadas o Hospital do Seridó, em Caicó.

Ingressou na política em 1972, na Aliança Renovadora Nacional – ARENA, sob a liderança de Dinarte Mariz. Nessa eleição enfrentou Manoel Torres em uma campanha acirrada e perdeu por 76 votos. 

Em 1974, concorreu à Assembléia Legislativa, pela primeira vez, e conquistou a cadeira de Deputado Estadual, recebendo 15.598 votos. Foi reeleito sucessivamente em 1978(com  14.684  votos); 1982(com 20.911 votos) e 1986(com 14.617  votos). Foi Presidente da Assembleia Legislativa no biênio 1989-1990. 

No pleito de 1990, candidatou-se a Vice-Governador na chapa encabeçada por José Agripino Maia que se sagrou vitoriosa. Essa eleição significou para o Seridó o retorno de um dos seus representantes ao ápice do poder estadual. 

Com o afastamento de José Agripino para se candidatar ao Senado Federal, Vivaldo Costa assumiu a governadoria, de abril a dezembro de 1994, deixando como marco de sua gestão no Seridó a construção da Barragem Passagem das Traíras, entre os municípios de Caicó, São José do Seridó e Jardim do Seridó. 

Em 1996, retornou ao embate político como candidato, pela segunda vez, à Prefeitura de Caicó. Vinte e quatro anos depois de ter sido derrotado por Manoel Torres, enfrentou-o novamente nas urnas e, desta vez, sagrou-se vitorioso com uma estupenda maioria superior a 3.000 votos. 

Mas, em 1998 renunciou à Prefeitura de Caicó para candidatar-se a Deputado Federal, não obtendo êxito. Na ocasião, Vivaldo obteve 

Nas eleições de 2000, disputou novamente a Prefeitura de Caicó, sendo derrotado por Roberto Germano e Manoel Torres, candidatos a Prefeito e Vice-Prefeito, respectivamente.

Em janeiro de 1999, ocupou a Secretaria de Promoção Social da Prefeitura de Natal e, em julho do mesmo ano, passou a responder pela pasta da Secretaria Municipal de Saúde da capital, na administração da prefeita Wilma de Faria. 

Em 2002, foi eleito deputado estadual, pelo PL, com  33.205 votos. Ficou na primeira suplência nas eleições gerais de 2006, recebendo  32.663 votos. Assumiu provisoriamente uma vaga na ALRN entre 2007 e 2008, quando a deputada Larissa Rosado foi nomeada secretária estadual de Agricultura na gestão da governadora Wilma de Faria.

Vivaldo voltou a se eleger no pleito de 2010, pelo então PR, conquistando 38.463 votos. Acabou ficando na suplencia em 2014, 34.457 votos. Retornou à casa em 2015, em virtude da morte do então deputado Agnelo Alves, atuando na legislatura 2015-2019. 

Vivaldo foi reeleito em 2018, pelo PSD, com 32.638 votos. Tentou a reeleição em 2022, pelo Partido Verde(PV), ficando na primeira suplência da Federação Brasil da Esperança, recebendo 27.534 votos. Agora, retornar mais uma vez à ALRN, em virtude da saída  do então deputado George Soares para assumir o cargo de conselheiro no TCE-RN


Fontes de Pesquisa: 
Portal da Assembleia Legislativa(ALRN)
Memorial do Legislativo Potiguar
Dados do Tribunal Regional Eleitoral do RN(TRE-RN)

Veja também :

Nenhum comentário:

Postar um comentário