domingo, 18 de fevereiro de 2024

Posse: Dom Francisco de Sales é o sétimo bispo a assumir o comando da Diocese de Mossoró


O novo bispo da Diocese de Mossoró Dom Francisco de Sales Alencar Batista, foi empossado em uma missa campal realizada em frente à Catedral de Santa Luzia, na noite deste sábado (17).  Dom Francisco sucede a dom Mariano Manzana, agora Bispo Emérito, que ocupava a posição desde 2004.

Recebido por dezenas de padres e bispos de todo Nordeste, Dom Francisco teve posse canônica em missa conduzida pelo arcebispo da Arquidiocese de Natal, Dom João Cardoso. Logo depois, foi homenageado pelo prefeito Allyson Bezerra (União Brasil), que entregou uma honraria e a bandeira do município, como forma de boas-vindas e reconhecimento.

A governadora Fátima Bezerra entregou ao novo bispo a bandeira do Rio Grande do Norte, como uma simbologia da acolhida do Estado ao religioso.

Também estiveram presentes na solenidade de posse a senadora Zenaide Maia; a deputada estadual Isolda Dantas; o deputado estadual Dr. Bernardo; a reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Cicilia Maia; o Secretário da Segurança Pública e da Defesa Social; Coronel Araújo; a diretora da 12ª DIREC, Ana Morais;  o secretário adjunto da Casa Civil, Ivanilson Maia; o prefeito de Mossoró, Alysson Bezerra; o presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Lawrence Amorim e a prefeita de Baraúna Divanize Oliveira.   



Fotos: reprodução.

Rito

A programação seguiu o ritual religioso de entrega do báculo (cajado) ao novo bispo por Dom João como um gesto de comunhão eclesial e de passagem do governo diocesano. Dom Francisco entrou na Catedral para um momento de Adoração ao Santíssimo e depois aos pés da imagem de Santa Luzia pediu a sua intercessão.

Perfil:

Dom Francisco de Sales Alencar Batista nasceu no dia 17 de abril de 1968 em Araripina, em Pernambuco. Ele fez a profissão religiosa na Ordem dos Freis Carmelitas no dia 24 de janeiro de 1988 e foi ordenado sacerdote em 29 de novembro de 1995.

O jovem religioso completou seus estudos de Filosofia no Instituto Salesiano de Filosofia (Insaf), em Olinda (PE), e de Teologia e Filosofia na Milltown, Dublin, capital da Irlanda. Em seguida, obteve uma licenciatura em Teologia Espiritual no Pontifício Instituto de Espiritualidade Teresianum de Roma.

Durante o seu ministério sacerdotal exerceu os seguintes cargos: Formador dos estudantes de filosofia; Reitor da Basílica do Carmo, em Recife; pastor, Conselheiro e Prior Provincial da Província Carmelitana de Pernambuco.

Em 2011, assumiu em Roma, o ofício de vice-prior do Centro Internacional Santo Alberto, e, em 2014, assumiu a função de secretário-geral da Ordem do Carmo, e também presidente da Comissão Internacional para a Liturgia e Oração, além de ser membro da Comissão Internacional de Evangelização e Missão.

Foi nomeado pelo Papa Francisco em junho de 2016 como bispo de Cajazeiras, município do sertão paraibano. E em abril de 2023, foi eleito durante a 60ª AG CNBB como presidente do regional Nordeste 2 da CNBB, para o quadriênio de 2023 a 2027. Na gestão anterior, dom Francisco exercia a função de secretário.

*Com informações da Diocese de Mossoró.

Veja também: Todos os Bispos da Diocese de Mossoró desde a sua criação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário