quinta-feira, 9 de março de 2023

Senado Federal presta homenagem a Clara Camarão


A senadora Zenaide Maia (PSD – RN) escolheu Clara Camarão como sua homenageada, in memoriam, no Prêmio Bertha Lutz, evento que acontece anualmente no Senado em março e que é um reconhecimento a personalidades que se destacam na luta das mulheres por igualdade e direitos. “Clara Camarão, junto com o esposo, Felipe Camarão, esse casal é um exemplo de brasilidade. Clara sabia que os homens brancos estavam ali para roubar suas terras e ainda assim lutou contra as invasões holandesas, pelo Brasil.”, lembrou a senadora, durante a solenidade.

Nascida no Rio Grande do Norte no século XVII, Clara Camarão liderou a tropa feminina que venceu os holandeses na Batalha do Tejucupapo, em Pernambuco, em 1646, tendo atuado também na primeira Batalha de Guararapes, dois anos depois.

Prêmio Bertha Lutz acontece anualmente no Senado em março e é um reconhecimento a personalidades. — Foto: Divulgação

Quem recebeu o Diploma Mulher Cidadã em nome de Clara foi a Rita Potiguara, representante do mesmo povo da guerreira do século XVII. Rita é doutora em Educação pela UFRN, atuou como conselheira do Conselho Nacional de Educação, sendo atualmente diretora da Faculdade Latinoamericana de Ciências Sociais.

“Essa homenagem à minha parenta, Clara Camarão, do meu povo, potiguara, que liderou um grupo de guerreiras contra a invasão colonial, é um importante reconhecimento do Senado Federal a todas as mulheres indígenas deste país, por suas lutas históricas e suas lutas cotidianas.”, pontuou Rita, na tribuna do Senado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário