sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Eleição Suplementar: Candidatos à prefeitura de Guamaré/RN

A Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) realizará Eleições Suplementares no município de Guamaré, pertencente à 30ª Zona Eleitoral, no próximo domingo (07/11), das 7h às 17h, com horário preferencial para os idosos até às 10h.

O município conta com 14.532 eleitores aptos a votar, que deverão seguir todos os protocolos de biossegurança contra a Covid-19, como a utilização de máscaras para entrada nos locais de votação, distanciamento e higienização das mãos com álcool 70% antes e após a votação.

Duas chapas estão confirmadas para a disputa: uma encabeçada pelo arquiteto Arthur Teixeira(PSB), candidato da situação; e outra liderada pelo vereador Gustavo Santiago(SD), candidato da oposição. 

O resultado do pleito de 2020 estava sub-júdice, pois o TRE-RN havia indeferido o registro de candidatura do candidato vencedor, Hélio Willamy Miranda da Fonseca(Hélio de Mundinho), do MDB. A decisão foi mantida pelo Tribunal Superior Eleitoral(TSE), que determinou novo pleito. 

Sobre os candidatos(por ordem alfabética):

Coligação: "Esperança Renovada". Prefeito: Arthur Teixeira(PSB). Vice: Eliane Guedes(MDB).

ARTHUR HENRIQUE DA FONSECA TEIXEIRA, nascido em 16 de junho de 1990(31 anos), é Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Potiguar(UNP). Recentemente, ocupou o cargo de Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos da Prefeitura de Guamaré. 

Artur faz parte de uma família com tradição na política local. Ele é neto do ex-prefeito França Teixeira e filho do ex-prefeito Auricélio Teixeira. Além disso, é sobrinho do ex-prefeito Hélio Miranda(MDB) e do atual  prefeito interino Eudes Miranda(MDB).

Sobre a vice Eliane: 
Eliane Guedes de Melo Carmo, mais conhecida por "Eliane de Edinho", nascida em 17 de março de 1979(42 anos),  e exerce o segundo mandato consecutivo no legislativo de Guamaré. 

Eleita pela primeira vez no pleito de 2016, à época pelo PV, obtendo 770 votos; reeleita em 2020, pelo MDB, com 631 votos, ocupando o terceiro lugar.  Já exerceu interinamente o cargo de presidente da Câmara Municipal no final de 2018; e atualmente ocupa a segunda-secretária da Mesa-Diretora no biênio 2019-2020.


Chapa do Solidariedade. Prefeito: Gustavo Santiago. Vice Júnior dos Correios.

GUSTAVO HENRIQUE MIRANDA SANTIAGO nasceu em 31 de outubro de 1978(43), em Guamaré/RN, é formado em Gestão Pública pela Universidade Potiguar(UNP).   Atualmente, exerce o quarto mandato consecutivo no legislativo guamarense. Eleito nos seguintes pleitos:  

Em 2008, pelo PP, com 240 votos; em 2012, também pelo PP, obtendo 455 votos; em 2016, desta vez pelo Solidariedade(SD), com 1.021 votos; e em 2020, pelo SD, com 797 votos. 

Gustavo é apoiado pelo ex-prefeito Mozaniel Rodrigues(filho do saudoso ex-prefeito João Pedro Filho). 

Candidato a vice: 
Expedito Vieira da Câmara Júnior, mais conhecido por "Júnior dos Correios", nascido em 07 de junho de 1964(57 anos), já ocupou o cargo de vice-prefeito de Guamaré no período de 1997 a 2000, na gestão do ex-prefeito João Pedro Filho. Além disso, também exerceu os cargos de Secretário Municipal das pastas de Saúde, e de Tributação e Finanças. 

Atualmente, é suplente de vereador. Em 2020, ele disputou uma vaga na Câmara Municipal, pelo Solidariedade, obtendo 274 votos; 

Diplomação

A data da diplomação do prefeito e vice-prefeito eleitos será fixada, por meio de Portaria, pela juíza Cristiany Maria de Vasconcelos Batista, titular da 30ª Zona Eleitoral, com prazo limite de 30 de novembro de 2021. O mandato da chapa vencedora encerra em 31 de dezembro de 2024.

*Fatos do RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário