segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Caminhada retrata história e cultura de Natal através das religiões

Caminhada histórica reuniu mais de 200 pessoas em Natal — Foto: Anna Alyne Cunha/Inter TV Cabugi

Uma caminhada com mais de 200 pessoas percorreu 15 pontos do centro histórico de Natal na manhã desta segunda-feira (15), feriado da Proclamação da República.

A "Caminhada Espaços Sagrados", promovida pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), mostrou diversos pontos históricos do município, buscando resgatar e contar a história de Natal através das religiões.

"A ideia é exatamente conhecermos a cidade, o que por incrível que pareça é algo complexo e que cada vez as pessoas conhecem menos. Mas não basta isso, a gente conhece a cidade a partir de como as religiões influenciam a cidade: desenham ruas, constituem instituições, definem formas de ver a cidade, de se relacionar com ela e com a cidade", explicou a coordenadora do projeto, a cientista social Irene Vandemberg.

"Não é uma caminhada religiosa. É uma caminhada que traz referências científicas, das ciências humanas, da história, da antropologia, da sociologia para entender o fenômeno religioso na cidade de Natal. No caso, no espaço do centro histórico".

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Natal RN Rio grande do Norte — Foto: Anna Alyne Cunha/Inter TV Cabugi

Ao todo, foram quatro horas de caminhada e cerca de 3 quilômetros andados pelo centro histórico de Natal. A caminhada saiu da Praça das Mães, na subida da Ribeira para a Cidade Alta, e terminou no Cemitério do Alecrim.

O projeto surgiu como uma extensão do curso de teologia da UERN, que tem como base Natal. "Um familiar pedia pra vir, um amigo, a gente foi abrindo e foi uma adesão muito bacana", explicou Irene Vandemberg.

Entre os pontos visitados, estava a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, que tratou da presença negra em Natal, "que é um página pouco falada", disse a coordenadora do projeto, além de contar história de escolas católicas e protestantes do município, festejos populares e devoção.

Um desses pontos visitados foi a Sinagoga Braz Palatnik, na Cidade Alta. "Eu passava por essa rua e nem sabia que tinha uma rua aqui", disse o contador Arlian do Nascimento, que participou da caminhada.

"Eu passava pela igreja e conhecia o cartório que tinha em frente, mas não conhecia a igreja. Temos que ter um ponto de vista mais lento, mais devagar para conseguir conhecer nossa cidade. Tem muita coisa por aqui".

Caminhada contou a história de Natal através das religiões — Foto: Anna Alyne Cunha/Inter TV Cabugi

São lugares que boa parte da população não conhece e que eu considero importante conhecer e viver. O projeto chama memórias religiosas, mas a gente vai ativar na verdade essas memórias que não existiam na nossa vida", pontua a professora Denise Araújo, uma das organizadoras do evento.

A caminhada terminou no Cemitério do Alecrim, o mais antigo da capital potiguar.

Por G1/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário