terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Em 08/12/1965 falecia o deputado federal Aristófanes Fernandes

 

ARISTÓFANES FERNANDES E SILVA, era natural do município de Caraúbas/RN, porém sua base de atuação política se deu na cidade de Santana do Matos, na região central do Estado. Nascido em 05 de março de 1911, ele era filho de José Fernandes e Silva e Genuína Fernandes e Silva (Dona Dina). Seu irmão Asclepiades Fernandes também foi prefeito de Santana do Matos e deputado estadual por diversas legislaturas.

Aristófanes foi casado com a seridoense Maria do Céu Pereira Fernandes(irmã do ex-governador Cortez Pereira), a primeira mulher eleita deputada estadual no Brasil. Era pai de Paulo de Tarso Pereira Fernandes, advogado e ex-deputado estadual do RN. 

Foi empresário, dono de uma fábrica de borracha do leite de maniçoba, e um dos maiores incentivadores de criação de bovinos no Estado. 

Aristófanes Fernandes ingressou oficialmente na vida pública ao se eleger deputado à Assembleia Constituinte de 1947, pela UDN, conquistando 2.317 votos. 

No pleito de 21 de março de 1948  elegeu-se prefeito de Santana do Matos pela legenda da União Democrática Nacional(UDN), obtendo 2.192 votos,  administrando o município  de junho daquele mesmo ano até 1952. 

Em 1954 voltou a ser eleito deputado estadual, logrando 2.740 sufrágios, sendo empossado em fevereiro do ano seguinte. 

Nas eleições de outubro de 1962 disputou uma vaga na Câmara dos Deputados, elegendo-se pelo PDC(Partido Democrata Cristão), com 18.523 votos.  Exerceu o mandato de  deputado federal de fevereiro de 1963 a dezembro de 1965, quando morreu, no Rio de Janeiro, então capital do país. Faleceu prematuramente aos 54 anos, após submeter-se a uma intervenção cirúrgica. Seus restos mortais repousam no Cemitério do Alecrim, em Natal. 

Fontes consultadas: 
Portal da Câmara dos Deputados: https://www.camara.leg.br/deputados/130914/biografia;

Repositório de Dados Eleitorais  do  TSE: -  https://www.tse.jus.br/eleicoes/estatisticas/repositorio-de-dados-eleitorais-1/repositorio-de-dados-eleitorais

Postado por Blog Fatos do RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário