quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Conheça o Museu Virtual do TRE/RN


Concretizando um sonho antigo da unidade que se consolida em tempos de pandemia, o Núcleo do Centro de Memória (NCEM) do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) entregou em agosto o “Museu Virtual da Justiça Eleitoral do RN“ e o “Museu Virtual Alzira Soriano”. O trabalho foi iniciado em maio e durou cerca de quatro meses, quando os esforços da equipe foram distribuídos entre várias demandas de maior relevância para a memória da Justiça Eleitoral do estado.

Ambos os projetos têm como objetivo maior ampliar o acesso à informação e serviços prestados à comunidade, com destaque para a personalidade feminina de Alzira Soriano, em decorrência de sua importância histórica para a democracia brasileira. Assim, o acesso facilitado do cidadão e em tempo integral a exposições museais, bens, documentos e publicações diversas constitui valor agregado ao Tribunal e sociedade.

Quando o projeto já seguia seu curso normal de execução conforme o planejado, o Conselho Nacional de Justiça publica a Resolução nº 324, em 30 de junho de 2020, instituindo o Programa Nacional de Gestão Documental e da Memória no âmbito do Poder Judiciário e estabelecendo o prazo de 12 meses para o cumprimento de seus princípios e diretrizes. Nesse sentido, merece destaque o contido no art. 40 da nova norma: “Os órgãos do Poder Judiciário deverão instituir ambientes físico e virtual de preservação e divulgação de informações relativas à memória, produzidas ou custodiadas pelo órgão, seja por meio de Museu, Memorial ou Centro de Memória, de caráter informativo, educativo e de interesse social”.

O novo site contempla a história do Cento de Memória Professor Tarcísio Medeiros; exposições temáticas e permanentes; galeria de Presidentes, Corregedores, Procuradores Eleitorais, Diretores da Escola Judiciária Eleitoral e Diretores-Gerais do TRE-RN; imagens de documentos e peças do acervo; informações sobre eleições anteriores (resultados de pesquisas demandadas pelo público); além de publicações de cartilhas da Coleção Memória Eleitoral. O “Museu Virtual da Justiça Eleitoral do RN” também contém espaço para postagem de notícias da unidade e vídeos gravados pela equipe, apresentando alguns ambientes do Centro de Memória e as principais ações desenvolvidas.

O “Museu Virtual da Justiça Eleitoral do RN” e o “Museu Virtual Alzira Soriano” são acessíveis pela página principal do Centro de Memória do TRE-RN.

Para conhecer o museu virtual, acesse o link a seguir: https://www.tre-rn.jus.br/o-tre/museu-virtual/museu-virtual

Fonte: TRE/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário