quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Em 02/12/1908 nascia Walfredo Gurgel, ex-governador do RN


WALFREDO DANTAS GURGEL, nascido em 02 de dezembro de 1908, na cidade de Caicó, no seridó potiguar, era filho do professor Pedro Gurgel do Amaral e Oliveira(caraubense), e da parteira caicoense Joaquina Dantas Gurgel(Mãe Quininha). Era neto paterno de Vicente Gurgel do Amaral e Joana Francisca Romana. Neto materno de José Calazâncio Dantas e Enedina Maria de Sant'Ana

Cursou o primário no Grupo Escolar Senador Guerra, em  Caicó, fez o Seminário Menor em Natal e cursou Filosofia e Teologia em Roma. Fez doutorado em Direito Canônico. Foi ordenado padre no ano de 1931. 

Walfredo desempenhou as funções de vice-reitor, reitor e professor do Seminário de São Pedro(em Natal). Foi vigário da Paróquia de Nossa Senhora da Guia na cidade de Acari, e posteriormente Vigário da Paróquia de Santana, em Caicó. Foi Monsenhor e vigário-geral da Diocese de Caicó.  Fundador e primeiro diretor do Ginásio Diocesano Seridoense(Caicó), em 1942. 

No ano de 1945 ingressou oficialmente na vida pública e elegeu-se deputado federal do Rio Grande do Norte pela legenda  do Partido Social Democrático(PSD), obtendo 7.116 votos. Empossado em fevereiro do ano seguinte, participou dos trabalhos da Constituinte de 1946. Em 1950, disputou a reeleição, entretanto não  conseguiu renovar seu mandato, ficando com a suplência com 9.555 votos. Apesar disso, assumiu como Suplente, o mandato de Deputado Federal, na legislatura 1951-1955, em 11 de setembro de 1951 na vaga do Deputado Motta Neto.

Em outubro de 1958 voltou a disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados, mas obteve novamente uma suplência, com 7.374 sufrágios. 

Na eleição estadual de 03 de outubro 1960, foi eleito vice-governador do Rio Grande do Norte com 115.702 votos, pela coligação “Cruzada da Esperança” na chapa encabeçada pelo dep. federal Aluizio Alves, do PSD. Walfredo derrotou o deputado federal mossoroense Vingt Rosado, companheiro de chapa do deputado federal Djalma Marinho, ambos da UDN. Naquela época, o governador e o vice eram votados separadamente. 

Ao tomar posse em 31 de janeiro de 1961, Walfredo acumulou o cargo de Presidente da Assembleia Legislativa, conforme determinava a Constituição Estadual da época. 

No ano de 1962, elegeu-se senador da República, pelo PSD, com 108.103 votos. Renunciou ao mandato de vice-governador em janeiro de 1963, assumindo o cargo de Senador em 01º de fevereiro. 

Três anos depois, disputou o governo do Estado, tendo como vice, o então  deputado  federal Clóvis Coutinho da Motta, do PTB. Elegeu-se no pleito de 03 de outubro de 1965, logrando 151.349 votos,  dando continuidade à "Cruzada da Esperança", iniciada pelo seu parceiro político, Aluizio Alves. Na ocasião, impôs derrota ao senador Dinarte Mariz(UDN), que tentava retornar à chefe do executivo estadual pela segunda vez. 

Monsenhor Walfredo assumiu o comando do governo potiguar no dia 31 de janeiro de 1966 e administrou o Rio Grande do Norte até 31 de março de 1971, sendo sucedido no cargo pelo governador Cortez Pereira. 

Durante seu governo, destacam-se  as seguintes realizações: a  construção do Hospital Pronto Socorro de Natal, hoje denominado de “Hospital Walfredo Gurgel”; a criação da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte(CAERN); a eletrificação de  diversas cidades do estado com a energia de Paulo Afonso; além da construção e recuperação de  escolas, estradas e pontes; construção de casas populares em diversos pontos populacionais do Estado. 

Walfredo Gurgel faleceu em 04 de novembro de 1971, na cidade de Natal/RN, vítima de embolia pulmonar, porém seus restos mortais repousam na Catedral de Sant’Ana de Caicó

Quando mais jovem, no Seminário. 

Após a ordenação.

Walfredo Gurgel assinando a Constituição Federal de 1946. 

Candidatura para vice-governador em 1960, na chapa de Aluizio Alves. 

Campanha para Governador em 1965. 

Walfredo Gurgel(PSD) e seu companheiro de chapa, Clóvis Motta(PTB). Campanha de 1965. 

Ainda da campanha de 1965. 


Fontes de pesquisa: 
Site da Câmara dos Deputados - https://www.camara.leg.br/deputados/130500;



*Postado por Francisco Veríssimo - Fatos do RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário