domingo, 5 de março de 2017

Pedro Fernandes e Fátima Raquel, candidatos a Reitor e Vice-Reitora da UERN


Conheça a trajetória de vida dos  professores Pedro Fernandes e Fátima Raquel, respectivamente candidatos a Reitor e Vice-Reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte(UERN).

Biografia
Pedro Fernandes Ribeiro Neto

 Reitor da UERN, Pedro Fernandes, candidato à reeleição

Natural de Mossoró, Pedro Fernandes Ribeiro Neto é o mais novo dos três filhos do casal Paulo Medeiros Fernandes e Maria Ester Cantídio Fernandes. Casado,com quatro filhos, Pedro Fernandes é graduado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (1997), mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (2006). 

Desde 1998, atua como professor na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Foi idealizador do curso de Ciência da Computação nesta instituição. Inclusive, a primeira turma do curso de computação chama-se Pedro Fernandes Ribeiro Neto, em sua homenagem. Anos mais tarde, idealizou o curso de mestrado em Ciência da Computação na Uern, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa). 

Foi coordenador do curso de ciência da computação, chefe Chefe do Departamento de Informática, Diretor de Pós-Graduação e em 2009 foi nomeado Pró-reitor de Pesquisa e Graduação da Uern. À frente da Propeg, contribuiu para o processo de expansão de pesquisas e cursos de pós-graduação da Universidade. Através de incentivos, projetos de iniciação científica, grupos de pesquisa, a produção acadêmica em termos de pesquisa praticamente dobrou na Universidade. 

Em 2013, Pedro Fernandes Ribeiro Neto foi eleito reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, sendo o reitor mais jovem a comandar a instituição. Como gestor, Pedro Fernandes possibilitou significativos avanços nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. 

Pedro Fernandes é membro suplente do Fórum Nacional de Educação como representante da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) e presidente da Câmara de Extensão da Abruem.

Biografia 
Fátima Raquel Rosado Morais

Pró-reitora de Planejamento, Orçamento e Financias da Uern, Fátima Raquel, candidata à Vice-reitora da UERN. 

Fátima Raquel Rosado Morais é natural de Mossoró, filha de Eilson Lopes de Morais e Maria Marilena Rosado Morais. É graduada em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, em 1994, mestre em Enfermagem em Saúde Pública pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutora em Psicologia Social pela UFRN/UFPB. 

É professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte(UERN) desde 1998, atuando na Faculdade de Enfermagem e no Mestrado Acadêmico em Saúde e Sociedade. Tem experiência na área da saúde e enfermagem com pesquisas e práticas na saúde da mulher, da criança e na avaliação de políticas públicas de saúde.

Ao longo de 19 anos, assumiu diferentes responsabilidades dentro da Instituição: sub-chefe do Departamento de Enfermagem, conselheira do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consep) e da Câmara de Ensino, diretora de pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propeg), chefe de gabinete da Reitoria da UERN e, atualmente, é Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças da UERN. 

Enquanto Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças da Uern, Fátima Raquel está à frente do trabalho para a autonomia financeira da Uern, inclusive conseguiu inserir o tema em duas Leis estaduais: o Plano Plurianual, de 2016 a 2019, e Plano Estadual de Educação, de 2015 a 2025. Também em sua gestão à frente da Pró-reitoria, foi desencadeado um estudo para atualização de um documento sobre autonomia financeira da Universidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário