quarta-feira, 26 de junho de 2024

George Soares é eleito conselheiro do Tribunal de Contas do RN


O deputado estadual George Soares (PV) foi eleito na manhã desta quarta-feira 26 como novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A votação aconteceu na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.  

A disputa estava entre George Soares e o deputado Gustavo Carvalho (PSDB), o resultado final foi de 12 a 11 votos, com 1 voto nulo. Ele assumirá a vaga deixada pelo médico e conselheiro Tarcísio Costa, que se aposentou voluntariamente em 24 de maio.

A votação aconteceu de modo secreto; portanto, não se sabe exatamente como foram os votos de cada parlamentar. 

Segundo o Regimento Interno da ALRN, na vaga aberta aos deputados só podem concorrer quem tiver entre 35 e 65 anos. Para ganhar, basta uma maioria simples de votos e, em caso de empate, elege-se o candidato mais idoso.

Com a saída de George Soares para assumir o cargo na Corte de Contas, quem o substitui no parlamento estadual é o ex-deputado Vivaldo Costa, que é o primeiro suplente da federação Brasil da Esperança. 

Perfil: 

Filho do ex-prefeito e ex-deputado Ronaldo Soares, o deputado George Soares, cresceu em Assú, e na capital formou-se em Ciências Contábeis pela UFRN. Em seguida, fez especialização em Gestão de Empresas e Pessoas.

Em 2010 foi eleito pela 1ª vez deputado estadual com 36.952 votos. Foi reeleito sucessivamente em 2014(com 38.637 votos); 2018(com 34.263 votos) e 2022(com 50.037 votos).  É irmão do atual prefeito de Assú Gustavo Soares(eleito em 2016 e reeleito em 2020).

Em 2016, foi o relator do Orçamento do Estado. O parlamentar também foi líder do governo Fátima Bezerra (PT) no Legislativo entre 2019 e 2020.

Outro conselheiro aprovado

Na mesma sessão secreta, a Assembleia Legislativa também aprovou o nome de Antônio Ed Souza Santana como novo conselheiro do TCE. O nome foi Indicado pela própria Corte como primeiro colocado em lista tríplice por critério de merecimento, e escolhido pela governadora Fátima Bezerra (PT). Ele foi sabatinado na Comissão de Finanças e Fiscalização da Casa nesta terça-feira (25).

Antônio Ed é servidor concursado do Tribunal e já atuava como conselheiro substituto. Ele ocupará a vaga aberta com a aposentadoria da ex-conselheira Adélia Sales. A indicação de Antônio Ed foi aprovada por unanimidade, pelos 24 deputados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário