Duarte Filho faleceu em Brasília, em pleno desempenho do mandato de Senador. Foto: reprodução.
Nascido em 25 de dezembro de 1905, na cidade de Mossoró/RN, Francisco Duarte Filho, era filho de Francisco Duarte Ferreira e Maria Vicência Duarte. Formou-se em Medicina pela Faculdade do Rio de Janeiro, especializando-se em urologia e cirurgia geral.
Duarte Filho exerceu o cargo de prefeito nomeado de Mossoró no período de novembro de 1935 a janeiro de 1936. Foi o fundador e diretor do antigo Hospital da Caridade de Mossoró. Assumiu a Secretária Estadual de Saúde durante parte da administração do governador Aluízio Alves(1961-1966);
Disputou um mandato eletivo pela primeira vez no ano de 1945, quando saiu candidato a deputado federal pela União Democrática Nacional (UDN), entretanto obteve apenas uma suplência, com 5.487 votos.
No pleito estadual de 1950 foi candidato a vice-governador do Rio Grande do Norte na chapa encabeçada por Manoel Varela Albuquerque, porém foram derrotados por Jerônimo Dix-Sept Rosado Maia e Silvio Piza Pedroza, respectivamente candidatos a governador e vice. Concorreu à Prefeitura de Mossoró nas eleições municipais de 1958 e 1962, mas também não galgou êxito.
Porém, no ano de 1966 disputou uma vaga no Senado Federal pela ARENA(Aliança Renovadora Nacional), conseguindo se eleger com 143.315 votos, derrotando o candidato do MDB, o sr. Odilon Ribeiro Coutinho.
Empossado em fevereiro do ano seguinte, cujo cargo exerceu até o dia de seu falecimento, ocorrido em 21 de setembro de 1973, em Brasília, vítima de infarto no miocárdio. Ainda em seu mandato, assumiu a Quarta-Secretária da Mesa-Diretora do Senado durante o biênio 1971-1972. O restante de seu mandato foi concluído pelo suplente Luiz de Barros.
"Santinho" de uma de suas campanhas para prefeito de Mossoró. Foto: reprodução.
Trecho do Jornal "Diário de Natal", sobre o falecimento do senador Duarte Filho, em setembro de 1973.
Fontes de pesquisa:
Repositório de Dados Eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral - TSE: http://www.tse.jus.br/eleicoes/estatisticas/repositorio-de-dados-eleitorais-1/repositorio-de-dados-eleitorais;
Site do Senado Federal;