sexta-feira, 31 de maio de 2019

Wilma de Faria, primeira deputada federal do RN

Cartaz da campanha de "Wilma Maia" à Câmara Federal no pleito eleitoral de 1986. Arquivo: Francisco Veríssimo

Wilma iniciou sua vida pública ao ocupar o cargo de Presidente do MEIOS – Movimento de Integração e Orientação Social, durante o governo do então marido e governador Lavoisier Maia  Sobrinho. Posteriormente, foi Secretária de Trabalho e Bem-Estar Social na gestão do ex-governador José Agripino Maia. 

Em 1985 disputou a Prefeitura de Natal, recebendo apoio da máquina estadual, mas acabou derrotada pelo  então deputado estadual Garibaldi Filho, do PMDB. Apesar disso, Wilma  saindo fortalecida para pleitos futuros. 

O extinto PDS(Partido Democrático Social), foi o primeiro partido da trajetória política de Wilma de Faria. Arquivo: Francisco Veríssimo

No pleito de 1986, a ex-primeira-dama do Rio Grande do Norte, Wilma de Faria Maia lançou sua candidatura à Câmara dos Deputados pela legenda do Partido Democrático Social(PDS), sendo apoiada pelo ex-governador Lavoisier Maia Sobrinho(PDS), candidato a Senador da República. 

Em um estilo de campanha marcado pelas visitas de casa em casa, Wilma surpreendeu a todos os adversários, inclusive os membros da própria família, ao se eleger com a maior votação do estado. 

A primeira mulher deputada federal do Rio Grande do Norte. Arquivo: Francisco Veríssimo

Wilma Maia foi eleita no dia 15 de novembro de 1986, com 143.583 votos para atuar nos trabalhos da Assembleia Nacional Constituinte, tornando-se a primeira mulher deputada federal do Estado do Rio Grande do Norte. 

NOTA: Dois anos depois, a "guerreira" elegeu-se a primeira mulher prefeita da capital potiguar(Natal), na época pelo PDT, com expressiva votação, derrotando o deputado federal Henrique Alves, do PMDB. Wilma governou Natal a primeira vez de 1989 a 1992. Em 1994, saiu candidata a governadora, pelo PSB, mas acabou derrotada, ocupando o quarto lugar. Depois conquistou mais dois mandatos à frente do poder executivo natalense, administrando de 1997 a 2000 e 2001 a 2002, pelo PSB.

Em 2002, tornou-se a primeira Governadora do Estado, reelegendo-se em 2006. Em 2012, foi eleita vice-prefeita de Natal. Ensaiou duas candidaturas ao Senado em 2010 e 2014, mas não logrou êxito, e  encerrou sua carreira política em 2016, ao se eleger vereadora de Natal pelo PT do B(atual AVANTE).   

A “guerreira” faleceu em 15 de junho de 2017, aos 72 anos, na Casa de Saúde São Lucas, em Natal, em decorrência de falência múltipla dos órgãos, e vinha convivendo com um câncer há vários  anos. Caso estivesse viva em 2018, Wilma poderia ter disputado novamente uma vaga na Câmara dos Deputados, local onde deu início a sua trajetória na vida pública potiguar. 
*Francisco Veríssimo - Portal Fatos do RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário