domingo, 12 de maio de 2019

Luciano Cruz, ex-prefeito de Caraúbas/RN


LUCIANO AUGUSTO DA CRUZ nasceu no dia 07 de outubro de 1948, no Sítio Moreno, município de Caraúbas/RN, é filho do saudoso casal João José da Cruz e Dalva de Oliveira Cruz. É neto paterno de Antônio José Fernandes e Maria Eudócia de Morais. Neto materno de Gil Braz Augusto de Oliveira e Júlia Melânea Câmara.

Faz parte de uma numerosa família de dez irmãos: Júlia Câmara Bezerra de Queiroz, Cleodon Augusto da Cruz, Washington Augusto da Cruz(in memoriam), Josenira Augusta da Cruz Sales, Juscileide Câmara da Cruz Gurgel, Juraci Augusta da Cruz, Jucelena Augusta da Cruz Costa, Jandira de Oliveira Cruz Câmara e Janeide de Oliveira Cruz

Durante sua infância, dividia seus dias entre a casa dos pais e a do avô Gil Braz, que morava no Sítio Arrebol, não muito distante do Moreno, mas, mais próximo do Distrito de São Geraldo.

Estudou todo o Ensino Fundamental na Escola Isolada de São Geraldo, depois, Escola Estadual Francisco Reinaldo da Costa e hoje, desativada.

Filho de agricultor tinha uma vida simples, bucólica. Gostava de criar passarinhos e ele mesmo construía as gaiolas e os alçapões.

Dono de uma simpatia invejável, na sua juventude era fácil ser amigo dele. Muito participativo em todos os acontecimentos do lugar, fez parte de time de futebol, do coral da Igreja Batista de Moreno e de todas Associações que apareciam.

Gostava muito de ajudar aos outros, chegando a doar até a “roupa do corpo” para quem estava precisando. Sempre trazia alguém para almoçar, jantar ou se hospedar na casa de seus pais no Moreno. Jovem alegre, extrovertido e amigos de todos. Do lado sentimental era um “Dom Juan”.

Trabalhava ajudando a seu pai, João da Cruz, em todas as atividades rurais daquela Comunidade.

Em 1972, foi morar em Caraúbas, pois casou com a Professora Maria Djanira de Morais, sua prima, com quem teve quatros filhas, mas três faleceram ainda pequenas, criando apenas Patrícia Helena de Morais Cruz, que é enfermeira e residente em Mossoró. Passou a trabalhar no comércio, primeiro como funcionário e depois como proprietário de uma Mercearia no centro da cidade, a qual durou muitos anos.

A política sempre “corria em suas veias” e, não demorou para ser candidato a Vereador, conseguindo ser o mais votado, em 1976, obtendo 550 votos, pela ARENA(Aliança Renovadora Nacional), quando o Prefeito eleito foi Ozael Fernandes Soares. Legislou com seus pares o mandato que foi de seis ano(31/01/1977- 31/01/1983).

Nunca mais saiu da Política, mesmo sem participar da disputa, trabalhava apoiando os candidatos do seu partido, o que fazia com muita paixão. Sempre conservou as portas de sua casa, abertas, para receber todo mundo que o procurasse. Muito simples, humilde, conhecido por não faltar a velórios e enterros. Sua casa até hoje, continua com a simplicidade de quando comprou, com o mesmo modelo, o mesmo piso, a mesma fachada.

Em 1996, foi candidato a vice-prefeito de Caraúbas na chapa encabeçada pelo médico Aguinaldo Pereira da Silva a qual obteve a vitória, com 5.741 votos. Participou ativamente da administração municipal na condição de vice, ao lado de Dr. Aguinaldo, sempre afinados e amigos. Tinha seu Gabinete instalado na sede da prefeitura, onde dava expediente todos os dias, recebendo quem o procurava.

Em 2000, a chapa foi repetida e reeleita, com 5.392 votos,  para o mandato de mais quatro anos. Porém em novembro de 2001 com o falecimento de Dr. Aguinaldo, Luciano assumiu o cargo de Prefeito, o que fez com muita dedicação e amor. Assim passou oito anos consecutivos no comando do município, nas condições de Vice e de Prefeito.

Dos muitos feitos do seu mandato, destaca-se na Educação: em parceria com a UERN, conseguiu o Curso PROFORMAÇÃO, para qualificação dos Professores leigos, os quais eram atendidos no Campus em Patu; instituiu o Conselho Municipal de Educação com a finalidade específica de colaborar na política de Educação do município e o Sistema Municipal de Ensino. Conseguiu a implantação do Núcleo da UERN, (NAESC) em Caraúbas, que funcionou inicialmente, com os Cursos de Pedagogia e Geografia, tendo sido este, depois, substituído pelo Curso de Administração.

Na infraestrutura do município construiu Casas populares, fez pavimentação na Zona Urbana e na Zona Rural, com destaque para as localidades de Apanha-Peixe e o Distrito de São Geraldo; beneficiou várias localidades com eletrificação rural e adutoras. Recuperou o Terminal Rodoviário, entre outros.

Enfim, cuidou de Caraúbas, com carinho e humildade. É um eterno apaixonado pela Política. Ela irá com ele por toda a vida.

Fonte: Professora Juscileide  Cruz

*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Caraúbas - Portal Fatos do RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário