A Região Metropolitana de Natal alcançou a marca de 1.607.422 habitantes em julho de 2024, tornando-se a quarta mais populosa do Nordeste. Este ranking coloca a Grande Natal atrás apenas das regiões metropolitanas de Fortaleza, Recife e Salvador. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira, 29 de agosto.
De acordo com a pesquisa, a capital potiguar tem uma população estimada em 785.368 moradores. O estado do Rio Grande do Norte, como um todo, possui cerca de 3,4 milhões de habitantes. Em comparação com 2022, quando a população da Região Metropolitana era de 1,53 milhões, houve um aumento de aproximadamente 70 mil pessoas, o que representa uma elevação de cerca de 5%.
No cenário nacional, Natal ocupa a 20ª posição entre as regiões metropolitanas e aglomerações urbanas com mais de um milhão de habitantes.
Região Metropolitana de Natal: como é composta
Conhecida como Grande Natal, a Região Metropolitana inclui quinze municípios do estado do Rio Grande do Norte. Além da capital Natal, a região abrange os municípios vizinhos de Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba e Extremoz. Outros municípios que compõem a região, embora não ocorram conurbação, são Arez, Bom Jesus, Ceará-Mirim, Goianinha, Ielmo Marinho, Maxaranguape, Monte Alegre, Nísia Floresta, São José de Mipibu e Vera Cruz.
O levantamento do IBGE faz parte do estudo Estimativas da População 2024 e é um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para calcular o Fundo de Participação de Estados e Municípios. Somado a isso, os dados servem como referência para indicadores sociais, econômicos e demográficos.
Fonte: Agência Saiba Mais
Nenhum comentário:
Postar um comentário