sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Presidente da Câmara e irmão de Marcelo Oliveira, Jésse Oliveira assume prefeitura de João Dias(RN)


O irmão do prefeito assassinado em João Dias, na última terça-feira (27), assumiu a gestão do município do Alto Oeste do Rio Grande do Norte na tarde desta quinta-feira (29), em uma sessão realizada virtualmente por questão de segurança.

Jessé Alves de Oliveira (União Brasil), de 27 anos, era o presidente da Câmara Municipal e assumiu o Poder Executivo dois dias após perder o próprio pai e o irmão, Marcelo Oliveira, em um atentado a tiros durante uma atividade de campanha eleitoral.

A vice-prefeita eleita em 2020, Damária Jácome, não assumiu a gestão por está impedida porque está afastada do cargo desde 2022, por decisão judicial. Mas, ela concorre ao cargo de prefeita nas eleições de 2024, pelo Republicanos.

O mandato do novo prefeito deve durar até o fim do ano. Outro prefeito deve ser definido nas eleições do próximo dia 6 de outubro e tomar posse no início de 2025.

Após a posse, o novo prefeito usou as redes sociais do irmão falecido para publicar uma “carta aberta” à população do município, que tem cerca de 2 mil habitantes.

“Em meio a essa tragédia, sou chamado a assumir a responsabilidade de liderar nossa cidade. Este não era o caminho que eu esperava trilhar, e não posso negar o peso que isso traz, especialmente em um momento de tanta dor. Mas, apesar da angústia, tenho em mim a firme determinação de continuar o legado que meu pai e meu irmão construíram com tanto amor e dedicação”, afirmou na carta.

O caso:

Marcelo Oliveira (União Brasil) era candidato à reeleição e, junto do pai, visitava casas de apoiadores no fim da manhã de terça-feira (27), por volta das 11h, no conjunto São Geraldo, em João Dias. Segundo a polícia, cerca de oito criminosos distribuídos em dois veículos chegaram repentinamente ao local e atiraram contra os dois. Um segurança do gestor também foi baleado.

O pai do prefeito morreu na hora. Marcelo chegou a ser socorrido e deu entrada com vida em um hospital de Catolé do Rocha, na Paraíba, mas não resistiu aos ferimentos. Segundo a polícia, ele foi atingido por 11 disparos de arma de fogo.


*Com informações do G1/RN



TERMO DE POSSE

Aos 29 (vinte e nove) dia do mês de agosto de 2024, às 16:00h, na sede da Câmara Municipal de JOÃO DIAS - RN, de forma virtual, através de plataforma virtual aplicativo zoom, conforme link https://apps.apple.com/br/app/zoom-workplace/id546505307 , em Sessão Solene para posse do Prefeito, na presença dos Senhores Vereadores e Vereadoras, Sob a Presidência Interina do Vereador Sr. Everaldo Alves Veríssimo (Vice Presidente), e secretariado pelo Vereador Sr. Arionildo Linhares de Sousa, PRESENÇA o Sr. Jesse Alves de Oliveira (Presidente), para prestar compromisso e tomar posse do cargo de Prefeito Municipal de João Dias – RN, conforme previsto no Art 39 inciso XII e XXIV do Regimento Interno da Câmara Municipal de João Dias. Após as formalidades regimentais, fez a afirmação solene de bem servir o cargo no qual é investida neste momento, prestando em voz alta o seguinte compromisso: PROMETO CUMPRI A CONSTITUIÇÃO FEDERAL, A CONSTITUIÇÃO ESTADUAL E A LEI ORGÂNICA DO MUNICIPIO, OBSERVAR AS LEIS, DESEMPENHAS O MANDATO QUE ME FOI CONFIADO E TRABALHAR PELO PROGRESSO DO MUNICIPIO E PELO BEM-ESTAR DE SEU POVO. A seguir o Presidente o declarou legalmente empossado no cargo de Prefeito do Município de João Dias. Para constar, eu, Arionildo Linhares de Sousa, Secretário, lavrei o presente Termo que, depois de lido em Sessão Solene, vai assinado pelo Prefeito empossado, pelo Presidente Interino e pelos Vereados e Vereadoras presentes.

Sala das Sessões, em 29 de agosto de 2024

Everaldo Alves Veríssimo
VICE-PRESIDENTE

Marcondes de Sá Silveira
1º SECRETARIO

Arionildo Linhares de Sousa
2º SECRETARIO

Jorisnaldo de Sousa Lima
Vereador

Jucenario Lindolfo de Freitas
Vereador

Leidiane Jácome de Oliveira
Vereadora

Raiana Nunes de Oliveira
Vereadora

Thaisa Alves  Diniz Arnaud
Vereadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário