sábado, 14 de novembro de 2020

Candidatos à Prefeitura de Mossoró nas eleições 2020

Postulantes ao executivo mossoroense. Foto: divulgação. 

06(seis) nomes concorrem à Prefeitura de Mossoró, na região Oeste do Estado, no pleito deste ano, que será realizado neste domingo, 15 de novembro. Segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a cidade tem um total de 175.932 eleitores aptos a votar. 

Abaixo, confira os candidatos à Prefeitura(em ordem alfabética) e um pouco do perfil de cada um deles: 

ALLYSON BEZERRA(SD 77) 

Allyson Leandro Bezerra da Silva(nascido em 12/05/1992), possui graduação em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA); pela mesma universidade se tornou engenheiro civil em 2016. Antes disso, concluiu curso técnico/profissionalizante em edificações, pelo IFRN - Campus Mossoró, em 2012. Três anos depois (em 2015), se tornou especialista em engenharia ambiental pela Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro/RJ. Possui mestrado em Manejo de Solo e Água pela UFERSA, universidade onde é servidor público desde os seus 20 anos.  Em 2018 concorreu pela primeira a um cargo público e foi o deputado eleito mais votado em Mossoró. 

Allyson disputa o executivo mossoroense pela coligação "Muda Mossoró", formada pelas siglas SOLIDARIEDADE e PSD. Seu companheiro de chapa é o empresário João Fernando de Melo Neto(Fernando das Padarias), do PSD. 

CLÁUDIA REGINA(DEM 25):

Cláudia Regina Freire de Azevedo(nascida em 28/08/1964) é bacharel de Direito pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN e já foi chefe de gabinete, secretária da Prefeitura de Mossoró. Em 2004 foi eleita vice-prefeita na chapa encabeçada pela ex-prefeita Fafá Rosado. Já em 2008 se elegeu vereadora. 

Foi eleita prefeita em 2012, com 68.604 votos, tomando posse em janeiro do ano seguinte. Entretanto, em 2013 foi punida com cassação, perdendo seus direitos políticos por oito anos. Após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesse ano ela está apta a disputar o cargo público. 

Cláudia concorre pela coligação "Juntos por Mossoró", composta pelos partidos DEM, PSL, PMB e PSB. Seu vice é o médico psiquiatra e ex-candidato a deputado estadual, Daniel Sampaio, do PSL. 

IRMÃ CEIÇÃO(PTB 14):



Maria da Conceição Cesário de Sousa, conhecida por "Irmã Ceição", é bacharel em Direito, e em 2008 disputou o cargo de vereadora de Mossoró, à época pelo PSL. Na condição de suplente chegou a assumir cadeira na Câmara Municipal por poucos dias, no ano de 2012. 

Em 2018, disputou uma vaga na Assembleia Legislativa, pelo Partido dos Trabalhadores. Hoje, filiada ao PTB, ela é candidato ao executivo municipal pela coligação "Mossoró para Todos" - (PTB/PMN). Sua companheira de chapa é a fisioterapeuta Nuhara Oliveira(PMN). 


ISOLDA DANTAS(PT 13):

Maria Isolda Dantas de Moura(nascida em 15/07/1974), é cientista social pela UERN, onde foi presidente do DCE. Isolda já atuou em projetos sociais junto com as mulheres rurais e da periferia de Mossoró, de 1998 a 2008. Em 2014, foi secretaria de Cultura e presidente do Partido dos Trabalhadores. 

Em 2016 foi eleita vereadora e, em 2018, deputada estadual. Atualmente, ocupa o cargo de presidente Municipal do Partido dos Trabalhadores.  É candidata pela coligação "Mossoró que o Povo Quer" - PT / PCdoB / PV / AVANTE / PROS. Seu vice é o professor Gutemberg Dias(PCdoB), que na eleição passada foi candidato a prefeito. 

RONALDO GARCIA(PSOL 50):

Antônio Ronaldo Gomes Garcia(nascido em 01/07/1969), é casado e pai de quatro filhos. Ele é doutor em matemática e professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Em 2010 disputou o cargo de Senador da República. Já em 2012 saiu candidato a vice-prefeito em Mossoró, e em 2014 foi candidato a vice-governador na chapa encabeçada pelo professor Robério Paulino. 
Sua vice é a jovem estudante Yasmin Dias, também do PSOL. 

ROSALBA CIARLINI(PP 11): 

Rosalba Ciarlini Rosado(nascida em 26/10/1952), é médica pediatra formada pela UFRN e a atual prefeita da cidade. Iniciou sua carreira política em 1988, quando se elegeu prefeita  a primeira vez, pelo PDT, governando de 1989 a 1992. Em 1994, foi candidata a vice-governadora na chapa do então senador Lavoisier Maia, entretanto não logrou êxito. 

Voltou a ser eleita ao executivo mossoroense em 1996, pelo PFL e foi reeleita em 2000. Em 2006, tornou-se a primeira mulher senadora do Rio Grande do Norte. Já em 2010, foi eleita governadora do RN, administrando de 2011 a 2014, não disputando à reeleição, por ter sido impedida pelo seu próprio partido, na época o DEM. Em 2016, foi eleita novamente prefeita de Mossoró, desta vez pelo PP, exercendo atualmente seu quarto mandato à frente da prefeitura.

Rosalba disputa à reeleição pela coligação "Força do Povo", formada por 11 partidos: PP, PL, PSC, PSDB, CIDADANIA, DC, REPUBLICANOS, MDB, PDT, PATRIOTA e REDE. O seu vice é o empresário Jorge do Rosário(PL). 

Fontes consultadas: 

*Postado por Francisco Veríssimo - Fatos do RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário