sábado, 14 de novembro de 2020

Candidatos à Prefeitura de Natal nas eleições 2020

Candidatos a prefeito de Natal. Foto: G1/RN. 

Treze candidatos(número recorde na história política da capital) concorrem à prefeitura de Natal, cidade com população estimada pelo IBGE em 890,4 mil pessoas. Segundo o TSE, a cidade tem um total de 551.049 eleitores.

Um candidato - Fernando Pinto, do Novo - desistiu da disputa ainda durante a campanha eleitoral. 

Abaixo, confira os candidatos à prefeitura em ordem alfabética:

AFRÂNIO MIRANDA(PODEMOS 19): 

Empresário, Afrânio Miranda(50 anos) vai disputar a prefeitura de Natal pela primeira vez - ele nunca concorreu a nenhum cargo público. Até junho, ele era presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RN. Ele declarou R$ 3,4 milhões em bens.
Sua vice é a advogada Paula Trento, do mesmo partido. 

ÁLVARO DIAS(PSDB 45):

Álvaro Dias é médico e já foi vice-prefeito(1989-1990) e secretário de Saúde de Caicó. Em 1990, se elegeu deputado estadual, cargo que ocupou por cinco mandatos. Em 2002, se tornou deputado federal. Foi eleito vice-prefeito de Natal em 2016. Em 2018 assumiu a prefeitura com a saída de Carlos Eduardo.

Álvaro disputa a reeleição pela coligação "Avança Natal", formada por 09 siglas PSDB, PDT, MDB, AVANTE, PL, REPUBLICANOS, REDE, DEM e PSD. Sua companheira de chapa é a advogada Aíla Cortez(PDT), filha do ex-governador Cortez Pereira. 

CARLOS ALBERTO(PV):

Carlos Alberto tem 52 anos, é casado e pai de três filhos. É doutor em Administração e trabalha como professor da UFRN há 23 anos. Já atuou como subsecretário estadual de Turismo.  Em 2012, foi candidato a vice-prefeito de Natal, na época no PT, na chapa encabeçada por Fernando Mineiro, e à deputado federal em 2018, quando obteve 11.858 votos. Em 2018 deixou o PT e disputou o governo do Estado pelo PSOL, ocupando o quinto lugar, com 31.306 votos. 
Atualmente, ocupa o cargo de presidente municipal do Partido Verde. Carlos Alberto disputa à Prefeitura pela coligação "Pensando Natal", composta pelas siglas PV, CIDADANIA, PMB, PATRIOTA E PTC. O vice é o desportista Carlos Eduardo(Dadau), do Cidadania. 

CORONEL AZEVEDO(PSC 20):

Coronel da Polícia Militar, Azevedo foi eleito para a Assembleia Legislativa em 2018, na primeira eleição que disputou, obtendo 27.606 votos. Ele já foi comandante geral da PM e é bacharel em direito com mestrado em Governo e Administração Pública. 
O companheiro na chapa é o policial civil Erick Guerra, do mesmo partido.

CORONEL HÉLIO OLIVEIRA(PRTB 28):

Coronel Hélio é aviador da reserva da Aeronáutica e graduado em ciências aeronáuticas. Desde 2014, atua em movimentos sociais conservadores. Essa é a primeira vez em que ele disputa uma eleição. Disputa o pleito pela coligação "Aliança por Natal" - PRTB/PTB. Seu vice é o empresário Getúlio Batista, do PTB. 

DELEGADO SÉRGIO LEOCÁDIO(PSL 17): 

Delegado da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, Sérgio Leocádio vai disputar a prefeitura de Natal pela primeira vez. Antes, ele foi secretário de segurança pública e defesa social na gestão Micarla de Sousa. Em 2018, foi candidato pelo Partido Social Cristão (PSC) a vice-governador na chapa com Brenno Queiroga (Solidariedade), que terminou em quarto lugar.A vice da chapa é Deusa Martins, delegada aposentada da Polícia Civil.

FERNANDO FREITAS(PCdoB 65):
Fernando é engenheiro formado pela UFRN, pós-graduado em gestão pública e já atuou como subsecretário de habitação e subsecretário de infraestrutura do governo do estado. Essa é a primeira vez que disputa uma eleição. Além disso, essa também é a primeira vez que o PCdoB lança candidatura própria à Prefeitura de Natal.  A vice da chapa é a advogada Joana Lopes, da mesma legenda. 

HERMANO MORAIS(PSB 40): 

Hermano Morais vai disputar a prefeitura de Natal pela segunda vez. Em 2012, ele concorreu ao cargo e ficou em segundo lugar pelo PMDB. O candidato já foi quatro vezes vereador de Natal e está no seu terceiro mandato como deputado estadual. A vice é Tatiana Pires, secretária estadual do partido. 

JAIDY OLIVEIR(Democracia Cristã 27): 


Funcionária pública da área da saúde, a pastora Jaidy Oliver concorre pela primeira vez à prefeitura de Natal. Ela nunca disputou nenhum cargo eletivo. A vice é a médica veterinária Shirlei Medeiros que é do mesmo partido.

KELS LIMA(Solidariedade 77):

Advogado e deputado estadual no seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa, Kelps Lima vai disputar a prefeitura da capital potiguar pela segunda vez. Ele foi o segundo colocado no pleito de 2016.Antes de ser eleito deputado, Kelps foi secretário de mobilidade urbana de Natal na gestão de Micarla de Sousa. 

Seu companheiro de chapa é o engenheiro civil Brenno Queiroga, também do Solidariedade, ex-prefeito do município de Olho D'água do Borges(gestão 2013-2016) e candidato ao Governo do Estado nas eleições de 2018, ocupando o quarto lugar. 

NEVINHA VALENTIM - Coletiva do SOL(PSOL 50):

A coletiva é formada por Nevinha Valentim, Danniel Morais, Liliana Lincka e Sol Victor. A legislação eleitoral não prevê candidaturas coletivas, por isso, no dia da eleição, deve constar na urna o nome de um dos candidatos como prefeito e outro como vice. 

Os nomes escolhidos para constar na urna são o de Nevinha Valentim como candidata a prefeita e Danniel Morais como vice.

Nevinha Valentim é historiadora e bancária aposentada. Danniel Morais é administrador hoteleiro e estudante de Direito na UERN. Liliana Lincka é graduada em Filosofia e Letras Português pela UFRN e mestre em Filosofia pela UFPB. Sol Victor é formada em Ciências Sociais e mestranda em Ciências Políticas pela UFRN.

ROSÁLIA FERNANDES(PSTU 16):

Rosália entrou no serviço público como auxiliar de enfermagem e, atualmente, é assistente social no Hospital Walfredo Gurgel. Iniciou sua militância política no movimento estudantil, ingressou no PSTU em janeiro de 2000 e foi diretora do Sindicato dos Servidores em Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde/RN). Rosália já foi candidata a deputada estadual e disputa pela segunda fez a Prefeitura de Natal. O vice da chapa é o professor José Jairan, do mesmo partido. 

SENADOR JEAN(PT 13): 

Jean Paul Prates é advogado, economista, foi secretário estadual de Energia na gestão da ex-governador Wilma de Faria, e tem atuação na área de energia eólica. Em 2019, assumiu a cadeira no Senado Federal, com a eleição de Fátima Bezerra para o governo do Rio Grande do Norte. 
Seu vice é o advogado José Estrela Martins, que também faz parte dos quadros do PT. 


Fontes Consultadas: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário