sábado, 21 de fevereiro de 2026

Morre aos 92 anos monsenhor Agnelo, pároco emérito da antiga Catedral de Natal

Foto: reprodução/Arquidiocese de Natal

Morreu na manhã deste sábado (21) o monsenhor Agnelo Dantas Barreto, pároco emérito da Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, a antiga Catedral. A informação foi confirmada pela Arquidiocese de Natal. O sacerdote tinha 92 anos de idade e estava internado em UTI de um hospital da capital potiguar, onde enfrentava um quadro delicado de saúde.

Sacerdote exemplar, homem de oração e de notável sabedoria, Monsenhor Agnelo deixa como herança espiritual mais de 70 anos de ministério sacerdotal, vividos com fidelidade, zelo pastoral e total entrega ao serviço do Evangelho.

Na história da Arquidiocese de Natal, destacou-se como sacerdote de profunda cultura e grande serviço eclesial. Foi um dos implantadores dos cursos de Filosofia e Psicologia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, além de ter exercido funções marcantes no Seminário de São Pedro, como Diretor de Estudos, professor, vice-reitor e Diretor da Dimensão Espiritual. Também serviu à Arquidiocese como Vigário Geral e Ecônomo, colaborando de modo decisivo nos governos pastorais de Dom Nivaldo Monte, Dom Alair Vilar e Dom Heitor de Araújo Sales.

Exerceu por mais de 30 anos o ministério de pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, deixando profunda marca pastoral e zelo histórico. Foi o principal responsável pela restauração da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (Catedral Antiga), contribuindo decisivamente para a preservação de um dos mais importantes patrimônios religiosos e históricos do Estado do Rio Grande do Norte. Foi diretor da Rádio Rural de Natal. É também o autor da Oração Oficial de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira da Arquidiocese e da capital potiguar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário