O Papa Leão XIV nomeou, nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, um bispo auxiliar para a arquidiocese de Natal (RN), atendendo ao pedido do arcebispo metropolitano, dom João Santos Cardoso. O eleito é o padre José Silvio de Brito, atualmente vigário geral da arquidiocese e pároco da paróquia Nossa Senhora da Conceição, na capital do Rio Grande do Norte.
A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou saudação ao novo bispo auxiliar eleito para a arquidiocese de Natal.
Informações biográficas
Padre José Silvio de Brito nasceu em Cruzeta (RN), no dia 26 de dezembro de 1970, filho de Francisco de Brito Filho e de Maria da Paixão de Brito (in memoriam), sendo o quinto de sete filhos.
De família católica, ingressou no Seminário de São Pedro, da arquidiocese de Natal, no dia 2 de fevereiro de 1993. Em 1995, concluiu o curso de Filosofia e, em 1999, concluiu o curso de Teologia, ambos no próprio Seminário Arquidiocesano. Em 2015, obteve a validação do curso de Teologia, em nível de bacharelado, pela faculdade Dom Heitor Sales, em Natal.
Em 10 de dezembro de 1999, foi ordenado diácono, pelo então arcebispo de Natal, dom Heitor de Araújo Sales, na Igreja Catedral. Em 30 de Junho de 2000, foi ordenado presbítero, também pelas mãos de dom Heitor, na Catedral Metropolitana. Logo após a ordenação, assumiu a administração da Área Pastoral de Santa Maria, abrangendo os municípios potiguares de Santa Maria, Ielmo Marinho e Riachuelo.
Em 2001, foi designado para a função de pároco da paróquia de Santo Antônio de Pádua, no bairro Parque dos Coqueiros, na Zona Norte de Natal, onde permaneceu por uma década. Em 2010, assumiu, como pároco, a paróquia de Santa Maria Mãe, também na Zona Norte da capital, e lá permaneceu até meados de 2019. Na sequência, foi transferido para a paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Ceará-Mirim (RN).
Em 2020, assumiu a paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro das Quintas, em Natal, e, em 2023, foi transferido para a paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Macaíba (RN), onde permanece até hoje.
Durante toda a sua vida ministerial tem colaborado direta e ativamente com a condução pastoral e administrativa da Arquidiocese de Natal, assumindo funções como: coordenador de zonal, mestre de cerimônias, coordenador do Setor de Leigos, vigário episcopal para o Clero e, desde o início do governo pastoral de dom João dos Santos Cardoso, é vigário geral da arquidiocese.
Função
Segundo a Arquidiocese de Natal, o bispo auxiliar tem como principal função colaborar com o bispo diocesano nas responsabilidades pastorais e administrativas da arquidiocese.
Ele também pode substituir o bispo titular em casos de ausência ou impedimento.
Fonte: CNBB

Nenhum comentário:
Postar um comentário