segunda-feira, 16 de setembro de 2024

Governo do Estado institui a Rota da Fé e das Tradições Religiosas do RN


O governo do Rio Grande do Norte sancionou a Lei nº 11.908, que institui a Rota da Fé e das Tradições Religiosas. A nova legislação tem como objetivo criar um roteiro turístico-religioso envolvendo diversos municípios potiguares, estimulando o desenvolvimento econômico e a preservação das tradições culturais e religiosas locais. A publicação consta no Diário Oficial do Estado de sexta-feira (13).

A Rota da Fé é uma forma de integrar eventos religiosos e monumentos históricos, para promover a economia e a cultura nas regiões contempladas. De acordo com o documento, entre os objetivos principais, a lei busca fortalecer o turismo de base comunitária, fomentar a economia solidária e contribuir com a geração de emprego e renda.

Municípios Integrados à Rota da Fé

O roteiro abrangerá cidades de grande relevância histórica e religiosa no estado, como Natal, Mossoró, Caicó, Santa Cruz, entre outras. Ao todo, 15 municípios estão listados na nova lei, incluindo também São Gonçalo do Amarante, Canguaretama, Florânia, Ceará-Mirim, Currais Novos, e Carnaúba dos Dantas.

A Lei prevê que essas localidades, além de suas festividades e tradições religiosas, poderão definir ações integradas com municípios vizinhos para fortalecer a oferta turística. A instalação de sinalização específica com o título “Rota da Fé e das Tradições Religiosas” também está prevista na legislação, garantindo a visibilidade do roteiro para os visitantes.

Valorização Cultural e Desenvolvimento Local

A lei também pretende impulsionar a preservação do patrimônio cultural e natural do estado, através da promoção de monumentos históricos e eventos religiosos de diversas naturezas. Dessa forma, o Rio Grande do Norte busca não apenas preservar, mas também resgatar tradições religiosas que fazem parte da identidade de cada uma dessas cidades.

Ao estimular o turismo religioso, o estado prevê uma série de benefícios econômicos para as cidades incluídas na rota, com a expectativa de movimentar setores como hospedagem, alimentação e comércio local. A criação de novos postos de trabalho, melhorias na acessibilidade e mobilidade, bem como a educação ambiental e cultural, são apontadas como pilares dessa iniciativa.

Apoio à Economia Solidária e Sustentável

Um dos destaques da lei é o incentivo à economia solidária e ao turismo de base comunitária. Isso significa que, além de atrair visitantes, a Rota da Fé pretende promover um desenvolvimento sustentável, com o envolvimento das comunidades locais em atividades turísticas, culturais e religiosas.

Divulgação e Implementação

De acordo com a publicação, o Poder Executivo do Rio Grande do Norte será responsável por regulamentar a nova legislação, determinando o traçado oficial da rota, os padrões de sinalização e estratégias de divulgação. A lei prevê ainda que o roteiro será amplamente divulgado tanto por meios físicos quanto virtuais, com o uso de mapas, aplicativos e outros recursos digitais.

Municípios integrantes da Rota da Fé e das Tradições Religiosas:
Natal
Mossoró
Caicó
São Gonçalo do Amarante
Canguaretama
Santa Cruz
Florânia
Ceará-Mirim
São José do Mipibu
Carnaúba dos Dantas
Currais Novos
Patu
Campo Redondo
Acari
Jardim do Seridó

sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Sandra Elali toma posse como a oitava desembargadora do Tribunal de Justiça do RN


Em sessão solene realizada nesta quinta-feira (12/9), tomou posse como desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), Sandra Simões de Souza Dantas Elali. A nova desembargadora foi promovida pelo critério de antiguidade.

A solenidade aconteceu no auditório da sede do TJRN e reuniu magistrados, servidores, familiares e amigos da mais nova integrante da Corte de Justiça potiguar, que chega a segunda instância após 44 anos de magistratura.

A cerimônia foi conduzida pelo presidente do TJRN, desembargador Amílcar Maia

Trajetória

Sandra Simões de Souza Dantas Elali é graduada em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), turma de 1977. É especialista em Direito Processual Civil e Penal pela Universidade Potiguar (UnP), 2003. Professora da ESMARN, possui MBA em Poder Judiciário pela Fundação Getúlio Vargas, 2010. Em sua trajetória profissional é a primeira juíza relatora e presidente da 1ª Turma Recursal Permanente dos Juizados Especiais Cíveis, Criminais e da Fazenda Pública.
Ingressou na Magistratura Estadual do Rio Grande do Norte em 15 de outubro em 1980. A primeira Comarca em que atuou foi Santana do Matos. Sandra Elali passou ainda pelas Comarcas de Monte Alegre, Goianinha e Natal. Em 12 de abril de 2024, assumiu a Vice-Presidência Institucional da AMARN.

Professor José Arnóbio é reeleito reitor do IFRN


Com uma comunidade acadêmica distribuída em 19 municípios do estado, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizou, na quarta-feira (11), a eleição para reitor e diretores-gerais dos campi. No mesmo dia, foram realizadas a apuração e a divulgação dos resultados preliminares da consulta.

Na disputa a reitoria do IFRN, o atual reitor José Arnóbio de Araújo Filho conquistou 71,14% dos votos contra 7,19% de Ambrósio Silva de Araújo. 

O processo eleitoral para a escolha de dirigentes do IFRN, iniciado em julho deste ano, contou com 33 candidaturas, sendo 2 para o cargo de reitor e 31 para diretores-gerais dos campi. Entre as 23 unidades, 15 tiveram candidaturas únicas, enquanto algumas, como os campi de Ceará Mirim e Macau, têm dois concorrentes, e outras, como Ipanguaçu e Natal-Zona Leste, contaram com três. A votação foi realizada totalmente online pela primeira vez, permitindo que servidores e estudantes votassem de qualquer dispositivo com acesso à internet.

O presidente da Comissão Eleitoral Central (CEC), Silereudo Silva, afirmou que o processo de consulta ocorreu de maneira tranquila e organizada:

A totalização dos votos – competência da Comissão Eleitoral Central – obedece a uma equação, definida na Resolução 47/2024, do Conselho Superior (Consup) do IFRN. Na fórmula, o percentual de votos de cada candidato (Pi) é calculado somando-se as proporções de votos dos docentes, técnicos administrativos, alunas e alunos, cada qual ponderado por um terço. A equação leva em consideração o total de votos de cada grupo (D, T e A) e o total de votos de cada candidato entre esses grupos (Di, Ti e Ai), com os cálculos sendo aproximados até a segunda casa decimal. Caso a soma dos votos nulos e brancos ultrapasse 50%, a consulta será anulada.

A seguir, serão apresentados os resultados preliminares em percentual da consulta para o cargo de reitor e para os cargos de diretores-gerais. Os resultados refletem a totalização dos votos, conforme definido na Resolução 47/2024 do Consup/IFRN, com cada percentual sendo calculado a partir da soma ponderada dos votos de docentes, técnicos administrativos e estudantes.

Totalização dos votos para reitor

Candidato - Percentual de votos válidos

José Arnóbio de Araújo Filho -  71,14% - 1º lugar (reitor reeleito)

Ambrósio Silva de Araújo -  7,19% (2º lugar)

Totalização dos votos para diretores-gerais

Campus - Nome - Votação 

Apodi:
Cleone Lima  - 95,51%

Caicó:
Ricardo Rodrigues 84,73% 


Canguaretama:
Flávio Ferreira  - 81,52%

Ceará-Mirim:
Luiz Paulo 57,28% (eleito)
Loreta Melo 42,00%

Currais Novos 
Elionardo Melo 85,12%

Ipanguaçu 
Geraldo Júnior 71,06% (eleito)
Bernardo Junior 18,27%
José Ribeiro 3,18%

João Câmara 
Gilmara Freire  - 92,88%


Jucurutu 
Alessandro Araújo -  82,02%

Lajes:
André Bezerra  - 92,47%

Macau: 
Jerdmiler Gomes -  62,48%
Vladiere Sousa 35,90%

Mossoró:
Hélio Pinheiro -  58,18% (eleito)
Fábio Procópio  - 39,16%

Natal-Central: 
Jonas Lemos  - 78,53%
Agamenon Henrique  - 16,60%

Natal-Centro Histórico:
Eduardo Freire - 87,16%

Natal-Zona Leste 
José Roberto 62,72%
Ilane Cavalcante 24,83%
Thalita Motta 9,84%

Natal-Zona Norte 
Edmilson Campos -  89,86%

Nova Cruz
Allan Dantas  - 61,98%

Parelhas:
Ramon Sousa 97,84%

Parnamirim 
Paulo Vitor -  91,66%

Pau dos Ferros:
Emanuel Oliveira 86,19%

Santa Cruz:
Rodrigo Barreto 53,73%
Vinicius Pinto 44,30%

São Gonçalo do Amarante:
Renato Marinho - 91,56%

São Paulo do Potengi:
Carlos Henrique 92,27%

Fonte: IFRN

quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Isaac da Casca assume mandato na Assembleia Legislativa do RN

Foto: ALRN.

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte empossou nesta quinta-feira (12) o deputado estadual Isaac da Costa Filgueira, que adotará como nome parlamentar Isaac da Casca. A posse foi realizada em sessão extraordinária, sob o comando do presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB).

Primeiro suplente do MDB, Isaac assume o mandato em substituição ao deputado Adjuto Dias, que se licenciou da Casa por motivos de saúde e de interesses particulares pelo prazo de 121 dias. O atual deputado estava cumprindo o primeiro mandato de vereador em Mossoró, cidade onde nasceu e pela qual foi eleito para a Câmara Municipal em 2020, onde era também o vice-presidente.

"Prometo desempenhar fiel e lealmente o mandato que me foi confiado, manter defender e cumprir a Constituição da República e do Estado, defender as leis e promover o bem geral ao povo norte-rio-grandense", disse o novo parlamentar durante o juramento.

Empresário do ramo da casca da castanha, Isaac atuava neste setor em mais de 20 municípios potiguares. É ex-presidente do MDB Mossoró. Na Capital do Oeste, dedicava seu mandato ao combate às drogas e à fome, além da busca pela geração de emprego e renda. 

quinta-feira, 5 de setembro de 2024

Morre Fernando Teixeira, prefeito do município de Espírito Santo-RN


Morreu nesta quinta-feira (5), em Natal, o prefeito de Espírito Santo, Fernando Luiz Teixeira de Carvalho(PSDB), aos 55 anos. 

Ele estava internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) de um hospital particular da capital potiguar e aguardava um transplante de coração. 

O prefeito tinha dado entrada na unidade de saúde no dia 28 de agosto e na noite do dia seguinte foi levado para a UTI. Segundo a comunicação do município, ele aguardava melhorar de um quadro de infecção para ficar apto para a cirurgia, mas não resistiu.
Fernando estava no segundo mandado de prefeito da cidade do Agreste potiguar.

O político deixa a esposa Ana Augusta Simas, e as filhas Maria Fernanda Simas(vereadora e presidente da Câmara de Espírito Santo) e a estudante de Medicina, Maria Gabriella


Iniciou sua carreira política no ano de 1996, disputando a prefeitura do município, pelo PMDB, recebendo  2.355 votos, ocupando o segundo lugar. No ano 2000 concorreu a vice na chapa do ex-prefeito Chico Araújo, mas não se elegeu. 

Já em 2004 foi eleito vice-prefeito na chapa da ex-prefeita Daise Florêncio, exercendo o mandato de 2005 a 2008. 

Em 2008 concorreu a prefeito pelo PRB, ficando em terceiro lugar, com  1.664 votos (28,70%). 

Em 2012 voltou a se eleger vice-prefeito, desta vez na chapa de Francisco Araújo de Souza, para o mandato 2013-2016. 

Em 2016 venceu a eleição para prefeito municipal, conquistando 3.241 votos(55,12%), pelo PSDB.  Foi reeleito em 2020, pelo mesmo partido, recebendo 4.989 votos(87,90%)

Atualmente, Fernando Teixeira também exercia a função de presidente  Associação dos Municípios do Litoral Agreste Potiguar - AMLAP, nos biênios 2021/2022 e 2023/2024.