quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Ezequiel Ferreira é reeleito presidente da Assembleia Legislativa do RN para os biênios 2023/2024 e 2025/2026

Deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB) - Foto: ALRN

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) empossou, nesta quarta-feira, (1º de fevereiro), os 24 deputados estaduais eleitos para a 63ª Legislatura (2023-2026). A solenidade ocorreu às 10, no plenário Deputado Clóvis Motta e contou com a presença de autoridades de instituições e entidades, além da governadora Fátima Bezerra (PT).

O Palácio José Augusto recebe oito novos parlamentares, com renovação de 33,33% em sua composição. 

Veja a lista dos deputados empossados:

NOVATOS: Adjuto Dias(MDB), Divaneide Basílio(PT), Dr. Keginaldo Jacome(PSDB), Ivanilson Oliveira(União Brasil), Luiz Eduardo(SD), Neilton Diógenes(PL), Taveira Jr. (União Brasil) e Terezinha Maia(PL).

REELEITOS: Coronel Azevedo(PL), Cristiane Dantas(SD), Dr. Bernardo(PSDB), Eudiane Macedo(PV), Ezequiel Ferreira(PSDB), Francisco do PT, Galeno Torquato (PSDB), George Soares(PV), Gustavo Carvalho(PSDB), Hermano Morais(PV), Isolda Dantas(PT), José Dias(PSDB), Kleber Rodrigues(PSDB), Nelter Queiroz(PSDB), Tomba Farias(PSDB) e Ubaldo Fernandes(PSDB).

Logo em seguida, em outras duas sessões, os deputados reelegeram Ezequiel Ferreira (PSDB), para o biênio 2023/2024 e para o biênio 2025/2026 na presidência da Casa. Ezequiel está no comando da ALRN desde 2015, quando foi eleito pela primeira vez.

As eleições para presidente e demais membros da Mesa-Diretora aconteceram de forma secreta. Cada deputado preencheu uma cédula de papel e colocou em uma urna.

Confira a composição completa do biênio 2023/2024:

Presidente: Ezequiel Ferreira(PSDB)
1° Vice-presidente: Tomba Farias(PSDB)
2° Vice-presidente: George Soares(PV)
1° Secretário: Kleber Rodrigues(PSDB)
2° Secretário: Gustavo Carvalho(PSDB)
3° Secretário: Isolda Dantas(PT)
4° Secretário: Adjuto Dias(MDB)

Já a Mesa Diretora para o biênio 2025/2026 ficou com a seguinte composição:

Presidente: Ezequiel Ferreira(PSDB)
1° Vice-presidente: Kleber Rodrigues(PSDB)
2° Vice-presidente: George Soares(PV)
1° Secretário: Tomba Farias(PSDB)
2° Secretário: Galeno Torquato(PSDB)
3° Secretário: Francisco do PT
4° Secretário: Terezinha Maia(PL)

Perfil do presidente da ALRN:

Ezequiel Galvão Ferreira de Souza, nascido em Natal no dia 03/05/1967, é o 12º membro da família a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa, fazendo parte de uma família que há muitos anos exerce importante liderança política no Rio Grande do Norte.

O Deputado Ezequiel Ferreira é bisneto do ex-deputado Ezequiel Mergelino, que ocupou uma cadeira no legislativo estadual em 1910; sobrinho-neto do ex-senador e ex-deputado José Ferreira; é sobrinho-neto da ex-deputada Maria do Céu Fernandes, primeira Deputada eleita do Rio Grande do Norte; também sobrinho-neto do ex-governador e ex-deputado Cortez Pereira; primo do ex-governador do Rio Grande do Norte Iberê Ferreira; e filho do ex-deputado e ex-presidente da Assembleia Legislativa Dr. Ezequiel José Ferreira de Souza.

As suas principais bases políticas são nas regiões: do Seridó, especialmente em Currais Novos, seu berço político; do Trairí, berço político de seu pai; do Agreste, principalmente em Nova Cruz e Canguaretama; na Grande Natal, em Ceará-mirim, Maxaranguape e Macaíba e com expressivas votações em demais municípios espalhados pelo Estado, na região Central, Mato Grande e região salineira

Em 2002 disputou sua primeira eleição, obtendo 34.228 votos pelo Partido Trabalhista Brasileiro(PTB). Foi candidato a reeleição em 2006 pelo Partido da Mobilização Nacional(PMN), conquistando 36.784 votos. Em 2010, o parlamentar obteve 51.842 votos, sendo o segundo deputado mais bem votado do Estado e em 2014 conquistou 54.438 votos, pelo PMDB, o que representou 3,28% da votação para deputado estadual. 

Já na eleição de 2018 obteve 58.221 votos pelo PSDB, sendo o deputado estadual mais votado no Estado. Em 2022 foi reeleito para o sexto mandato, conquistando 70.800 votos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário