quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Em 11/02/2010 falecia Ruy Pereira, ex-secretário estadual de educação do RN


Fatos do RN - Em 11/02/2010: O então  secretário  estadual de educação do RN, Ruy Pereira falecia aos 60 anos, vítima de um acidente automobilístico, na cidade de Igarassu/PE, distante 28 quilômetros de Recife. Ele se dirigia à capital pernambucana para passar o Carnaval, quando seu veículo foi atingido por um caminhão. 

Ruy Pereira dos Santos era natural do município de Campina Grande, Estado da Paraíba, nascido em 28 de abril de 1949, filho da agricultora Maria da Costa(Lalá) e do sapateiro José Pereira dos Santos (Peba). Ainda criança mudou-se com a mãe e os irmãos (Ary, Jaime, Fernando, Eliza e Miguel) para a cidade de Lucrécia-RN, onde viveu até o inicio da adolescência. Ele e os irmãos enfrentaram inúmeras dificuldades para ter acesso à educação, especialmente após a morte da mãe, do seu pai herdou esteio político.

O inicio da vida escolar aconteceu em Almino Afonso, depois em Jardim de Piranhas, onde se preparou para realizar o exame de admissão ao curso ginasial em Caicó, para onde se mudou em 1966 aos 17 anos. Iniciou sua trajetória como líder estudantil elegendo-se Presidente e Tesoureiro da União Estudantil Caicoense (UEC) e Presidente da Casa do Estudante, ainda jovem demonstrou seu espirito de liderança na defesa dos ideais de justiça social e humanismo. 

Durante sua administração na casa do estudante destacam-se a fundação da primeira casa do estudante mista do Brasil. Lutou pela instalação do curso científico, atual ensino médio, na rede pública e gratuita, em 1970. Foi fundador e primeiro presidente da Associação universitária de Caicó (AUCA), em 1974 como estudante da Faculdade de Medicina de Campina Grande. Criou o Clube dos Estudantes Universitários de Caicó e promoveu a primeira Semana Universitária do Seridó.

Ruy Pereira concluiu o curso de Medicina na Universidade Federal da Paraíba, em julho de 1978, passando a exercer suas atividades como Médico em Lages-RN, de onde saiu, em 1979, quando foi aprovado por concurso para Professor da Universidade Federal de Pernambuco. Por seu desempenho destacado como professor e pesquisador Ruy foi convidado a assumir o cargo de Diretor Regional da Fundação SESP (atual Fundação Nacional de Saúde) em Pernambuco, cargo que ocupou de 1985 até 1989. Desenvolvendo projetos pioneiros e de grande importância para a Saúde Pública, beneficiando a vida de milhares de pessoas.

Em 1990, Ruy foi convocado pelo Governador de Pernambuco, Carlos Wilson para dirigir a V Diretoria Regional de Saúde. Entre janeiro de 1993 e maio de 1996, assumiu o cargo de Secretário Adjunto de Saúde do Recife. 

Campanha para prefeito em 1996.

No ano de 1992 iniciou oficialmente sua carreira política ao eleger-se vereador da cidade de Serra Negra do Norte(RN), com 239 votos, sendo inclusive o quarto mais votado. No pleito municipal de outubro de 1996 disputou o comando do poder executivo serranegrense, pelo PMDB, elegendo-se com 2.698 votos, governando de 1997 a 2000. Na condição de prefeito, foi Presidente da Associação dos Municípios do Seridó Ocidental (AMS), em 1997 e de 1999 a 2000. 

Durante sua gestão, dotou a cidade de Serra Negra de uma infraestrutura de saneamento básico que modificou drasticamente os índices de mortalidade infantil, perenizou o rio Espinharas no percurso de 30 km do território serranegrense, com 10 barragens, também durante a sua gestão foi criada a primeira filarmônica do município que hoje recebe seu nome. 

Campanha para o Governo do Estado, em 2002. Foto: Arquivo do Blog.

Nas eleições gerais de 2002, disputou o cargo de governador do Rio Grande do Norte, pelo Partido dos Trabalhadores(PT), tendo o professor Anchieta Lopes(PC do B), como seu vice. Ficou em 4º lugar com 147.380 votos.

De 2005 a 2006 exerceu o cargo de Secretário Estadual de Saúde,  no primeiro mandato da governadora Wilma de Faria.

Em 2006 foi candidato ao cargo de primeiro suplente de senador pelo PT na chapa encabeçada pelo senador Fernando Bezerra(PTB). Fernando buscava a reeleição, mas não galgou êxito. Após o pleito, Ruy Pereira voltou ao governo da professora Wilma de Faria, desta vez ocupando o cargo de Secretário de Assuntos Institucionais e em julho de 2008, assumiu o comando da Secretaria Estadual de Educação e Cultura, permanecendo no cargo até sua morte em fevereiro de 2010. 

Homem de grande prestígio, o médico sanitarista Ruy Pereira sempre teve sua luta marcada em defesa dos movimentos sociais e das classes menos favorecidas. Foi casado com a serranegrense Ana Maria de Brito,  com quem teve três filhos: Bruno (1982), Eliza (1984), e Artur (1986).
 
Ruy Pereira era irmão do médico-sanitarista Jaime Calado Pereira dos Santos, ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante por 2 mandatos(2009-2012 e 2013-2016) e atual secretário estadual de Desenvolvimento Econômico; e do ex-vereador de Natal, Fernando Lucena Pereira dos Santos. 

Fonte de Pesquisa: Revista Encantos do Seridó | 1ª Ed. Setembro 2011; com adaptações do Fatos do RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário