quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Jorge Melo, ex-vice-prefeito de Severiano Melo/RN


JORGE RÉGIS DE MELO nasceu no dia 23 de abril de 1937, na localidade de Bom Lugar, na época encravado no município de Apodi, que atualmente corresponde a cidade de Severiano Melo/RN, era filho do casal João Batista de Melo e Maria Régis de Melo.

Seu pai Batista Melo foi vereador em Apodi, por dois mandatos, de 1948 a 1951 e 1951 a 1955.

Era irmão de  João Batista de Melo Filho(ex-vereador de Itaú, ex-vice-prefeito e ex-presidente da Câmara Municipal de Severiano Melo), Severiano Régis de Melo Neto(Neto Melo, ex-vereador, ex-presidente da Câmara, ex-vice-prefeito e ex-prefeito de Severiano Melo), Raimundo Renato de Melo(ex-vereador de Severiano Melo), Sebastiana Melo(Dona "Santa"), Maria da Conceição de Melo(professora em Severiano Melo), Isabel Régis de Melo(professora em Itaú), Alvanir Régis de Melo e Francisco Gaudêncio de Melo.

Jorge teve uma infância normal, começou a estudar em Severiano Melo, tendo como primeira professora, a sua irmã Maria da Conceição de Melo. Posteriormente, foi estudar na cidade de Apodi, local onde seu pai exercia o mandato de vereador.

Em seguida foi estudar em Natal, capital do Estado, mas não chegou a concluir o ensino médio completo. Retornou a Severiano Melo, onde começou a trabalhar como comerciante, ofício que exerceu até o último dia de sua vida.

No dia 13 de setembro de 1956, casou-se com Damiana Paiva de Melo, filha do casal Joaquim Vicente de Melo(Quinca Melo) e da professora Zilda Augusta de Paiva. Desse matrimônio, Jorge e Damiana tiveram os seguintes filhos: Francisco Jeorge de Melo, os gêmeos Francisco Gilmar de Melo e Francisco Genilson de Mello, Maria do Socorro Paiva de Paiva Melo,Maria Leni de Melo e Francisca Lúcia Neres de Melo. 

Apesar de ser de uma família tradicionalmente política, já que seu pai e parte de seus irmãos ocuparam cargos públicos, Jorge Melo teve uma breve trajetória na vida pública. No ano de 1976, foi escolhido para disputar o cargo de vice-prefeito na chapa encabeçada por seu primo, o ex-prefeito Bevenuto Holanda Melo Neto(Bevê Holanda), em virtude de um acordo firmado que visava garantir a união da Família Melo.

A chapa Bevê/Jorge Melo, que disputou o pleito pela legenda da ARENA(Aliança Renovadora Nacional), se elegeu no dia 15 de novembro daquele ano, com uma votação de 1.203 votos. Eles derrotaram a chapa do MDB(Movimento Democrático Brasileiro), formada por Ranulfo Holanda Cavalcante(candidato a  prefeito) e Francisco Filho de Melo(candidato a vice).

Jorge Melo assumiu o cargo de vice-prefeito em 31 de janeiro de 1977 e encerrou seu mandato em 31 de janeiro de 1983.

Faleceu em sua terra no dia 15 de novembro de 2016(40 anos depois de ser eleito vice-prefeito), em virtude de um ataque cardíaco.

No ano de 2019 teve seu nome escolhido para dar denominação ao Laboratório Municipal do Hospital e Maternidade Benvenuto Holanda Melo Neto, por meio da lei municipal nº 612/2019.

*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Severiano Melo - Portal Fatos do RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário