segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

A família Gondim - subsídios históricos


O pesquisador que pretende escrever a história das famílias pioneiras no processo de colonização do Oeste Potiguar terá, necessariamente, que manusear vetustos inventários existentes nos cartórios  de Apodi, Caraúbas, Portalegre, Martins e Pau dos Ferros. 

O genealogista Marcos Filgueira foi o pioneiro neste estudo, tendo percorrido estas cidades às suas expensas, culminando por compilar vultosa pesquisa, obra que recebeu o título de “Velhos Inventários do Oeste Potiguar” – Coleção Mossoroense, Série C. Vol. 740 – 1992. Brilhante trabalho que requer continuidade. 

A família Gondim, de Campo Grande, Martins, Caraúbas e Assú, tem origem no pernambucano capitão-comandante Manoel Ignácio D’Oliveira Gondim, natural da freguesia de São Lourenço de Tejucupapo, filho do capitão José Ignácio D’Oliveira Gondim e Dona Plácia Maurícia de Aguiar. Fez testamento em 26 de setembro de 1800, tendo falecido três dias após, em 21/09/1800. Teve como testamenteiros os senhores João Rodrigues Machado, Lourenço da Costa Paiva e o capitão-mor (seu irmão) Joaquim José D’Oliveira Gondim. 

Conforme dados encontrados no inventário do ano de 1801, do capitão-comandante Manoel Ignácio (1º Cartório de Apodi) configura-se como inventariante o seu filho João Antônio D’Oliveira Gondim. Casou Manoel Ignácio, em primeiras núpcias, com Dona Maria de Jesus (filha de Manoel de Amorim e Oliveira, que por sua vez era filho do patriarca José Martins de Oliveira e Dona Catharina Gomes D’Amorim), tendo origem a seguinte prole: João Antônio D’Oliveira Gondim, José Ignácio D’Oliveira Gondim (segundo deste nome), Manoel Ignácio D’Oliveira Gondim(segundo deste nome), Simão Pinto Correia (em alguns documentos aparece como Simão Pinto Gondim), Maria de Jesus(segunda deste nome), casada que foi com João Machado; Joana Gomes, casada com Domingos Velho Barreto(tronco dos Gondim e Barreto de Martins-RN); Thereza de Jesus, casada que foi com João Leite; Joana Baptista e Joaquim José D’Oliveira Gondim(segundo deste nome). 

Após o falecimento da esposa Maria de Jesus, passou o capitão-comandante a conviver maritalmente com Anna Joaquina da Conceição, moradora em Recife-PE, no bairro da Boa Vista, com quem teve os filhos Anna e Joaquina. Com o casamento do capitão-comandante Manoel Ignácio com Dona Maria de Jesus evidencia-se o interesse na preservação do Latifúndio deste com a imensa área de terras de propriedade do capitão José Martins de Oliveira(avó de sua esposa e inventariado em 1781), dono da maior parte das terras existentes em Portalegre e Martins. 

De Simão Pinto Gondim (no inventário de sue pai aparece como Simão Pinto Correia), casado que foi com Dona Joaquina da Silva (do Apodi), surgiram os muitos Gondim que proliferam em Campo Grande, Paraú, Assú, e Caraúbas. Simão e Joaquina foram pais de : Justino de Oliveira Gondim, sepultado na matriz de Campo Grande, das grades acima, a 27.08.1858 e era caso com Rosalina Felícia da Rocha (livro de óbitos da matriz de Campo Grande – fls. 125 – 1828-1862); Joana Maria da Conceição, casada com Domingos Fernandes Pimenta; Sebastião Justino D’Oliveira Gondim, casado com Rita Maria da Conceição, casada que foi com Luis Marinho de Moura (que veio do Ceará), tronco genealógico do historiador Wilson Bezerra de Moura. 

De Justino de Oliveira Gondim e Rosalina houve a seguinte descendência: José Justino D’Oliveira Gondim, casado com Sebastiana Maria de Jesus, que por sua vez era pai de Luis Justino D’Oliveira Gondim, que foi casado com Maroca Cabral (fundadores de Paraú-RN) e de Manelermírio, ou seja, Manoel Hermírio Gondim, este genitor de Dona Rita Gondim (conhecida como Duca de Manelermírio), a quem rendo homenagem por vê-la uma matriarca sertaneja, de um zelo sem precedentes na presevação da harmonia e bem-estar dos filhos, dentre os quais o professor Aldo Gondim(da URRN). De Justino Gondim/Rosalina ainda houve: o capitão Simão Justino D’Oliveira Gondim, casado com Maria Fonseca (do Assú); e Anna Joaquina de Jesus, casada que foi com o pernambucano Antônio Marques Leal (1829-1894), filho de português do mesmo nome. 

Do casal Anna Joaquina/Antônio Marques Leal tivemos a descendência (filhos): Antônio Justino de Oliveira (1829-1894) e Francisco Justino D’Oliveira Cascudo(Cel. Cascudo – 186301935), casado com Ana da Câmara Pimenta, sendo, portanto, este último casal os genitores do historiador/folclorista Luís da Câmara Cascudo. 

Campo Grande tem historiador emérito na pessoa de Zé de Cândida, espécie rara de historiador perpetuante da tradição oral, a quem apelei para que passasse para o caderno todos os dados que dispõe na mente, adquiridos através de narrativas avoengas. 

À família Gondim, através deste, a evocação da história buscada em velhos inventários e velhos livros da Paróquia de Campo Grande/RN. 

Por Marcos Pinto – historiador a advogado apodiense. 

12 comentários:

  1. Interessante histórico familiar. Sou Gondim do clã enraizado em Areia, PB.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o meu tio Aloysio Araújo foi professor na Escola de Areia, constituiu uma bela família. Casou na família Gondim.

      Excluir
  2. Interessante histórico familiar. Sou Gondim do clã enraizado em Areia, PB.

    ResponderExcluir
  3. Ola...
    Procuro por Domingos Correia Gondin, casado com Maria de Jesus em Jaicos-Pi...
    Sei que o ramodos Godim que vc se refere eh do Rio Grande do Norte, mas quem sabe em sua listagem talvez nao tenha se deparado com esse sobrenome..
    Desde ja agradeco...
    Edna Freitas (Sao Paulo)

    ResponderExcluir
  4. Que legal Prof. Marcos. Parabéns! Eu estava procurando o Coronel Gumercindo Gondim de Lima, que veio para o rio Purus, no Acre em 1898, trazendo dois sobrinhos: Júlio de Hollanda Lima e Stella de Hollanda Lima. O Coronel Gumercindo faleceu em 1916-17-18? O meu avô Júlio, faleceu em 1956. Hoje não se sabe se eles eram do Rio Grande do Norte, Ceará ou Pernambuco.

    ResponderExcluir
  5. Sou Gondim de família vinda de Recife para Brasília em 1976

    ResponderExcluir
  6. Sou Gondim, moro em Goiânia. Adorei ler sobre a origem da família.

    ResponderExcluir
  7. sou descendente de joão velho de oliveira gondim. Tens alguma informação?
    fernandapinhom@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Estou pesquisando sobre a genealogia familiar. Meus tataravós: Joaquim Gondim de Oliveira e Maria Gondim de Oliveira. Minha bisavó: Isabel Gondim de Oliveira, e avó Geralda Rodrigues de Oliveira, segunda a minha vó, viveram um tempo nas regiões de pureza e dos poços RN.. Não tenho maiores informações..

    ResponderExcluir
  9. Estava pesquisando sobre a História de Campo Grande-RN, e estava atrás de algumas informações sobre Manoel Ignácio D'Oliveira, a data de nascimento e falecimento.
    email para contato: saracordeirorn@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Olá! se possível queria a informação de nascimento e falecimento de Manoel Ignácio D'Oliveira Gondim.

    ResponderExcluir