Baía Formosa é reconhecida como a Capital do Surf no RN - Foto: Giovanni Dji
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) aprovou nesta terça-feira (15) um projeto de lei que reconhece a cidade de Baía Formosa, no litoral Sul potiguar, como a "Capital do Surfe no RN'.
A cidade ganhou mais fama no Brasil recentemente, por conta dos feitos do seu filho mais conhecido, Ítalo Ferreira, que se sagrou campeão mundial de surfe em 2019 e ouro olímpico em 2021, na primeira vez da modalidade nos Jogos.
O projeto é de autoria do deputado estadual Francisco do PT. A proposta reforça que especialistas consideram a Praia do Pontal, a mais frequentada em Baía Formosa, como a “sétima melhor onda do Brasil” e que campeonatos regionais e nacionais já foram disputados no trecho.
O deputado explicou que a dimensão de Ítalo Ferreira no cenário mundial do esporte tem estimulado jovens da cidade a iniciarem na modalide.
"A consolidação e surgimento de nomes não é coincidência. O fato de ter um nome de destaque no cenário nacional e mundial, como Ítalo Ferreira, incentiva outros jovens a praticarem o esporte, tendo esse um número cada vez maior de adeptos", afirmou Francisco do PT.
"Um ídolo como esse serve como um farol para iluminar e inspirar outros que querem seguir caminho semelhante".
Ítalo Ferreira, o mais conhecido, sagrou-se campeão do mundo em 2019, vencendo ícones do esporte como Gabriel Medina e Mineirinho, brasileiros que já foram campeões, e Kelly Slater, 11 vezes campeão mundial.
A cidade de Baía Formosa já possui uma escultura em homenagem a Italo Ferreira. A obra de ferro, do artista Guaraci Gabriel, foi inaugurada em janeiro do ano passado e fica exatamente na Praia do Pontal.
*G1/RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário