domingo, 12 de julho de 2020

Em 12 de julho de 1951 falecia Dix-Sept Rosado, governador do RN

Jerônimo Dix-Sept Rosado Maia, ex-prefeito de Mossoró e ex-governador do RN. 

O Governador do Estado do Rio Grande do Norte, Dix-Sept Rosado(40 anos), faleceu  a 12 de julho de 1951, em um desastre aéreo, no Rio do Sal, em Aracaju, Estado de Sergipe, contando apenas 05 meses de mandato. Estava a caminho do Rio de Janeiro(à época, capital federal), com o intuito de angariar recursos para atenuar os efeitos da seca que castigava a região. 

JERÔNIMO DIX-SEPT ROSADO MAIA era natural de Mossoró/RN, nascido em 25 de março de 1911, filho do comerciante e farmacêutico Jerônimo Rosado e Dona Isaura Rosado Maia. Foi comerciante, industrial e político.

Seu pai  foi Presidente da Intendência Municipal de Mossoró(atual cargo equivalente ao de prefeito), durante o triênio 1917-1919. 

Dix-Sept Rosado iniciou sua vida pública ao eleger-se prefeito de Mossoró no ano de 1948, pelo partido da União Democrática Nacional(UDN), logrando 4.427 votos. Seu companheiro de chapa, foi o comerciante Jorge de Albuquerque Pinto. Assumiu a Prefeitura em 31 de março daquele mesmo ano.

Porém, deixou os quadros da UDN e em junho de 1950 Dix-Sept renuncia à Prefeitura para que pudesse se candidatar as eleições estaduais de outubro daquele ano. Disputou o governo do Estado pelo PR - Partido Republicano, e no pleito de 03 de outubro de 1950, conseguiu se eleger com 101.690 votos, derrotando o candidato da UDN, Manoel Varela de Albuquerque(primo do então governador José Varela). Seu vice-governador foi o natalense Sylvio Piza Pedroza, ex-prefeito da capital potiguar. Assumiu o comando do poder executivo estadual em 31 de janeiro de 1951, permanecendo até 12 julho do mesmo ano, quando veio a falecer no desastre áereo.
  
Membro de uma numerosa família, era irmão de figuras ilustres da política mossoroense: Jerônimo Vingt Rosado Maia, ex-vereador e ex-prefeito de Mossoró, e ex-deputado federal; e de Jerônimo Dix-Huit Rosado Maia, ex-deputado estadual, ex-deputado federal, ex-senador da República e ex-prefeito de Mossoró por três mandatos. 

Dix-Sept foi casado com Adalgiza de Souza Rosado, com que teve quatro filhos, o ex-deputado estadual Carlos Augusto de Souza Rosado((marido da ex-senadora, ex-governadora e prefeita mossoroense, Rosalba Ciarlini Rosado), o ex-deputado federal Carlos Alberto de Souza Rosado(Betinho Rosado), Isaura Amélia Rosado Maia e Carlos Jerônimo Dix-Sept Rosado Maia. Dix-Sept era avô paterno do deputado federal Beto Rosado(eleito em 2014 e reeleito em 2018). 

Em 1951 a Vila Sebastianópolis(ex-São Sebastião), na época distrito pertencente ao município de Mossoró, passou a denominar-se "Vila Governador Dix-Sept Rosado", pela lei nº 16, de 25 de julho de 1951. Anos mais tarde, a referida vila desmembrou-se de Mossoró, sendo elevada a categoria de município, por meio da lei estadual nº 2.878, de 04 de abril de 1963, sancionada pelo governador Aluízio Alves. 

Seu pai, o farmacêutico Jerônimo Rosado. Ex-presidente da Intendência Municipal de Mossoró. Foto: reprodução. 
Ao lado do senador e candidato a presidência  da República, Getúlio Vargas, no ano de 1950. Foto: reprodução. 

Chegada ao Palácio do Governo, para assumir o governo do Estado, 31 de janeiro de 1951.  Foto: reprodução.

Posse no governo do Estado, em 31 de janeiro de 1951, do mossoroense Dix-Sept Rosado(governador) e do natalense Sylvio Pedroza(vice).  Foto: reprodução. 

Cerimônia da inauguração do Monumento a Dix-sept Rosado.Mossoró-RN, 1953. Foto: reprodução.

Vídeo da Inauguração da Estátua em homenagem à Dix-Sept Rosado, em 1953. Fonte: Arquivo Nacional. 

Estátua de Dix-Sept Rosado, na Praça Vigário Antônio Joaquim, em Mossoró. 2012. Foto: reprodução

Dix-Sept Rosado e seus filhos. Foto: reprodução. 

Sua esposa, Dona Adalgiza de Souza Rosado. Ela faleceu em fevereiro de 2013, aos 93 anos. Foto: reprodução.

Bandeira de "Governador Dix-Sept Rosado",  cidade que leva seu nome. 

*Postado por Francisco Veríssimo - Portal Fatos do RN. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário