quinta-feira, 30 de junho de 2016

Região Potengi: Conheça a História de São Tomé/RN


Pontos conhecidos de São Tomé: 

Blog Fatos do RN resolveu trazer as histórias das cidades que fazem parte da Região do Potengi. O objetivo principal dessas matérias, é facilitar a pesquisa para os estudantes e também para a sociedade civil.

A História de São Tomé/RN

Com o território dividido em sesmarias, Francisco Diniz da Penha, requereu e obteve em 10 de janeiro de 1736, a Carta de Data e sesmarias do Pica-Pau. De posse da Data, Francisco Diniz edificou uma fazenda de gado, construiu as primeiras casas, estabeleceu as primeiras culturas e permaneceu em atividade ao longo do tempo, mesmo tendo sua área reduzida.

A povoação da região começou a acontecer de maneira esparsa, com várias prosperidade sendo instaladas. Um dos importantes proprietários da região foi José da Costa Vilarinho, que nos idos de 1758, possuía grande faixa de terra compreendida entre a Data Pica-Pau e a Pedra Preta, situadas nas proximidades do rio Potengi. Mas o povoamento propriamente dito começou a existir a partir da Fazenda Barra, inicialmente pertencente ao Coronel Francisco de Araújo Correia. Mesmo dividida, no ano de 1870, e suas terras dispersas entre muitos donos, a Fazenda Barra veio a dar origem ao povoado de São Tomé.

Por volta de 1890, a localidade tinha uma casa comercial pertencente a Tomás de Moura Barbosa, chamada Bodega. Em torno da Bodega de seu Tomás, foram construídas várias moradias e o povoado começou a tomar forma, aglutinando novas famílias interessadas no trabalho agrícola, na mobilização em torno do algodão e nas boas condições que o lugar oferecia para a criação de gado.

Com o crescimento do povoado, os irmãos Inácio Bezerra de Melo e Francisco Antônio de Melo construíram uma capela a Nossa Senhora da Conceição, entre os anos de 1894 e 1896. Em 1922, São Tomé tinha escola, serviços públicos e seu centro populacional já contavam com três ruas e muitas casas, devidamente enfileiradas.

O município de São Tomé foi criado pela Lei estadual nº 698, de 29 de outubro de 1928, desmembrado de Lajes, Macaíba, Santa Cruz e Currais Novos.

Origem do Nome:
Diz uma das versões sobre o topônimo São Tomé, dado ao nosso Município, não se deve a homenagens ao apóstolo TOMÉ, mas a partir de um gesto de solidariedade.

Segundo essa versão, um viajante teria chegado à casa de um morador da Região, faminto e muito cansado. O Dono da casa, mesmo só tendo um pouco de mel de abelha em uma garrafa, não hesitou em dividí-lo com o viajante. Aceitando aquela dádiva. O viajante fez dela uma “GARAPA” e bebeu. Reconfortado, suspirou e disse “SANTO MÉ”, daí surgiu o nome de São Tomé

Gentílico: são-tomeense

Formação Administrativa:
Elevado à categoria de município com a denominação de São Tomé, pela lei estadual nº 698, de 29-10-1928, desmembrados dos municípios de Santa Cruz, Currais Novos, Lages, São Gonçalo e Macaíba. Sede no atual distrito de São Tomé. Constituído do distrito sede.

Instalado em 01-01-1929. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937. Pelo decerto estadual nº 603, de 31-12-1938, é criado o distrito de Barcelona e anexado ao município de São Tomé. No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de dois
distritos: São Tomé e Barcelona.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955. Pela lei estadual nº 2331, de 17-12-1958, desmembra do município de São Tomé o distrito de Barcelona. Elevado à categoria de município. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Região Potengi: Conheça a História de Ruy Barbosa


Blog Tudo de São Paulo do Potengi resolveu trazer as histórias das cidades que fazem parte da Região do Potengi. O objetivo principal dessas matérias, é facilitar a pesquisa para os estudantes e também para a sociedade civil.

A História de Ruy Barbosa/RN

Tudo começou com a fundação de uma propriedade situada às margens do riacho Olhod′água, que nasce nas serras da Formiga e do Pião e despeja suas águas na barra do chamado Potengi-Pequeno. Alí nasceu uma povoação que vivia, especialmente, do cultivo da terra.

A propriedade rural se consolidou através do desenvolvimento agrícola e ao seu redor surgiram moradias que formaram um núcleo populacional e alguns anos depois, nos idos de 1876, um dos pioneiros da região o agricultor Francisco Pedro, tinha seu nome vinculado aquela propriedade que passou a se chamar Olho d′água de Francisco Pedro. O seu sucessor, o lavrador Manuel Rodrigues Santiago, ao tomar posse da terra, empenhou-se com grande desenvoltura pelo crescimento da localidade.

O povoado continuou se desenvolvendo e em 1906, foi construída a capela em homenagem a São Sebastião.


Formação Administrativa:

Elevado à categoria de município com a denominação de Ruy Barbosa ex-povoado, pela lei estadual nº 2766, de 09-05-1962, desmembrado de Barcelona. Sede no atual distrito de Ruy Barbosa. Constituído do distrito sede. Instalado em 10-06-1962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

terça-feira, 28 de junho de 2016

Região Potengi: Conheça a História de Barcelona/RN

Pontos conhecidos de Barcelona/RN 

Blog Fatos do RN resolveu trazer as histórias das cidades que fazem parte da Região do Potengi. O objetivo principal dessas matérias, é facilitar a pesquisa para os estudantes e também para a sociedade civil.

A História de Barcelona/RN

A região onde hoje se situa o município de Barcelona foi colonizada no início do século XIX por sertanejos vindos do Seridó, bem como de outras regiões do Rio Grande do Norte e da Paraíba. Segundo o historiador Câmara Cascudo, a primeira casa do "Salgado", nome pelo qual a região era conhecida, foi construída pelo Sr. José Maria do Nascimento, natural de Bodó em Cerro-Corá/RN, que ao lado de dois irmãos foram os primeiros proprietários de terras. A fazenda Salgado já era conhecida em 1864.

Salgado, primeiro nome pelo qual Barcelona ficou conhecida, se deve ao alto teor de salinidade dos terrenos do município.

A padroeira da cidade é Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, cujo dia é comemorado em 2 de agosto, data em que chegou ao pequeno povoado a imagem da santa trazida pelo filho do fundador do lugar, José Maria do Nascimento. A escolha foi feita em 1918 por indicação do Padre Cícero em Juazeiro. Foi dele também a sugestão sobre qual deveria ser o dia da feira semanal, isto é, segunda-feira.

Em 1929 o prefeito de São Tomé, município do qual Barcelona fazia parte, mudou o nome do povoado de Salgado para Barcelona. O Nome Barcelona provém de um seringal localizado na Amazônia, onde o então prefeito havia trabalhado.

O mercado público da cidade foi construído em 1931. No dia 21 de março de 2001 ele foi demolido e em seu lugar foi construído um novo mercado, recebendo o novo prédio o nome de Edifício José Edgar Gomes Barreto, em homenagem a um ilustre munícipe. Já o cemitério da cidade foi edificado em 1927.

No ano de 1938 Barcelona foi elevada à categoria de vila, através do decreto nº 603 assinado pelo interventor federal Rafael Fernandes Gurjão.

No dia 29 de abril de 1958 o deputado José Clementino Bessa apresentou no plenário da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte um projeto de lei propondo a criação do município de Barcelona. Transformado no processo de nº 137/58, o projeto percorreu todos os tramites legais até ser aprovado no final do período legislativo daquele ano.

O município foi emancipado de São Tomé através da Lei nº 2.331, de 17 de dezembro de 1958(Diário Oficial do Estado de 28.12.1958) assinada pelo então governador do Rio Grande do Norte, Dinarte de Medeiros Mariz.

A instalação do município de Barcelona ocorreu na Escola estadual Professor Tertuliano Pinheiro Filho (Antigo Grupo Escolar), no dia 1º de janeiro de 1959, de acordo com o artigo 3º da referida lei nº 2.331 de 17/12/1958, tendo sido escolhido Teófilo Lopes como o primeiro prefeito municipal, nomeado para o cargo de 02 anos.

Na ocasião da instalação do município estiveram presentes, no local acima citado, pessoas ilustres do povoado, tais como: Sinésio Marques da Silva (que viria a ser Prefeito de Barcelona por duas vezes). Francisco Marques da Silva, Rainel Pereira de Araújo, Severino Lopes, Ivanaldo Lopes, Pedro de Azevedo Maia (grande proprietário de terras e comerciante local), Pedro Lopes, Nedil O. Lima, Waldir Lopes, Selva Capistrano Lopes da Silva (Esposa de Dr. Onofre Lopes da Silva), José Edgar Gomes Barreto (Dentista prático e fotógrafo local), Theófilo Osvaldo da Rocha, João Marques da Silva, Renato Rocha (que seria vereador e avô do atual vice-prefeito de Barcelona), José Severino do Nascimento, Francisco Gomes Barreto, e Dr. Onofre Lopes da Silva (Um dos fundadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e irmão de Teófilo Lopes - primeiro prefeito do município).

No âmbito cultural o Município de Barcelona se destaca por possuir uma das maiores agremiações juninas do Estado do Rio Grande do Norte: A Quadrilha Junina Sertão Alegre. Uma quadrilha que preserva os traços tradicionais, mas que inseriu o estilo inovador nos concursos e festivais de quadrilhas juninas do RN, rebuscando a maneira de dançar e vestir de seus componentes. Campeã diversas vezes nos festivais das cidades de Currais Novos/RN, Santa Cruz/RN, Tangará/RN, Sítio Novo/RN, Serra Caiada/RN e muitos outros, sendo também escolhida a 2ª Melhor Quadrilha Junina do RN no concurso do Mossoró Cidade Junina, na Cidade de Mossoró/RN. A pluviosidade média aferida no município, segundo o IDEMA é de 578,4 mm.

Ainda de acordo com o IDEMA, o solo da região é do tipo planossolo solódico. O solo tem aptidão regular para pastagem plantada para culturas especiais de ciclo longo (algodão arbóreo, sisal, caju e coco). Pequena faixa de terra indicada para preservação da flora e fauna.

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Região Potengi: Conheça a História de Barcelona/RN


Pontos conhecidos de Barcelona/RN 

Blog Fatos do RN resolveu trazer as histórias das cidades que fazem parte da Região do Potengi. O objetivo principal dessas matérias, é facilitar a pesquisa para os estudantes e também para a sociedade civil.

A História de Barcelona/RN

A região onde hoje se situa o município de Barcelona foi colonizada no início do século XIX por sertanejos vindos do Seridó, bem como de outras regiões do Rio Grande do Norte e da Paraíba. Segundo o historiador Câmara Cascudo, a primeira casa do "Salgado", nome pelo qual a região era conhecida, foi construída pelo Sr. José Maria do Nascimento, natural de Bodó em Cerro-Corá/RN, que ao lado de dois irmãos foram os primeiros proprietários de terras. A fazenda Salgado já era conhecida em 1864.

Salgado, primeiro nome pelo qual Barcelona ficou conhecida, se deve ao alto teor de salinidade dos terrenos do município.

A padroeira da cidade é Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, cujo dia é comemorado em 2 de agosto, data em que chegou ao pequeno povoado a imagem da santa trazida pelo filho do fundador do lugar, José Maria do Nascimento. A escolha foi feita em 1918 por indicação do Padre Cícero em Juazeiro. Foi dele também a sugestão sobre qual deveria ser o dia da feira semanal, isto é, segunda-feira.

Em 1929 o prefeito de São Tomé, município do qual Barcelona fazia parte, mudou o nome do povoado de Salgado para Barcelona. O Nome Barcelona provém de um seringal localizado na Amazônia, onde o então prefeito havia trabalhado.

O mercado público da cidade foi construído em 1931. No dia 21 de março de 2001 ele foi demolido e em seu lugar foi construído um novo mercado, recebendo o novo prédio o nome de Edifício José Edgar Gomes Barreto, em homenagem a um ilustre munícipe. Já o cemitério da cidade foi edificado em 1927.

No ano de 1938 Barcelona foi elevada à categoria de vila, através do decreto nº 603 assinado pelo interventor federal Rafael Fernandes Gurjão.

No dia 29 de abril de 1958 o deputado José Clementino Bessa apresentou no plenário da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte um projeto de lei propondo a criação do município de Barcelona. Transformado no processo de nº 137/58, o projeto percorreu todos os tramites legais até ser aprovado no final do período legislativo daquele ano.

O município foi emancipado de São Tomé através da Lei nº 2.331, de 17 de dezembro de 1958(Diário Oficial do Estado de 28.12.1958) assinada pelo então governador do Rio Grande do Norte, Dinarte de Medeiros Mariz.

A instalação do município de Barcelona ocorreu na Escola estadual Professor Tertuliano Pinheiro Filho (Antigo Grupo Escolar), no dia 1º de janeiro de 1959, de acordo com o artigo 3º da referida lei nº 2.331 de 17/12/1958, tendo sido escolhido Teófilo Lopes como o primeiro prefeito municipal, nomeado para o cargo de 02 anos.

Na ocasião da instalação do município estiveram presentes, no local acima citado, pessoas ilustres do povoado, tais como: Sinésio Marques da Silva (que viria a ser Prefeito de Barcelona por duas vezes). Francisco Marques da Silva, Rainel Pereira de Araújo, Severino Lopes, Ivanaldo Lopes, Pedro de Azevedo Maia (grande proprietário de terras e comerciante local), Pedro Lopes, Nedil O. Lima, Waldir Lopes, Selva Capistrano Lopes da Silva (Esposa de Dr. Onofre Lopes da Silva), José Edgar Gomes Barreto (Dentista prático e fotógrafo local), Theófilo Osvaldo da Rocha, João Marques da Silva, Renato Rocha (que seria vereador e avô do atual vice-prefeito de Barcelona), José Severino do Nascimento, Francisco Gomes Barreto, e Dr. Onofre Lopes da Silva (Um dos fundadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e irmão de Teófilo Lopes - primeiro prefeito do município).

No âmbito cultural o Município de Barcelona se destaca por possuir uma das maiores agremiações juninas do Estado do Rio Grande do Norte: A Quadrilha Junina Sertão Alegre. Uma quadrilha que preserva os traços tradicionais, mas que inseriu o estilo inovador nos concursos e festivais de quadrilhas juninas do RN, rebuscando a maneira de dançar e vestir de seus componentes. Campeã diversas vezes nos festivais das cidades de Currais Novos/RN, Santa Cruz/RN, Tangará/RN, Sítio Novo/RN, Serra Caiada/RN e muitos outros, sendo também escolhida a 2ª Melhor Quadrilha Junina do RN no concurso do Mossoró Cidade Junina, na Cidade de Mossoró/RN. A pluviosidade média aferida no município, segundo o IDEMA é de 578,4 mm.

Ainda de acordo com o IDEMA, o solo da região é do tipo planossolo solódico. O solo tem aptidão regular para pastagem plantada para culturas especiais de ciclo longo (algodão arbóreo, sisal, caju e coco). Pequena faixa de terra indicada para preservação da flora e fauna.

domingo, 26 de junho de 2016

Região Potengi: Conheça a História de Riachuelo/RN

Pontos conhecidos de Riachuelo/RN

Blog Fatos do RN resolveu trazer as história das cidades que compõem a Região do Potengi. O objetivo disso, é facilitar a pesquisa para os estudantes e sociedade civil.

A História de Riachuelo/RN

Foi nos idos de 1866, com o início de um povoamento, numa rica fazenda de criação de gado e com muitas lavouras, de propriedade de Manuel Severiano de Macedo, que nasceu um povoado, no município de São Gonçalo do Amarante com o nome de Riachuelo em homenagem à famosa batalha naval a qual o fundador do povoado havia participado como combatente e voluntário da pátria.

Em 1898, o povoado começava a se consolidar, mais precisamente, com a construção da capela em homenagem ao Sagrado Coração de Jesus, por iniciativa de Manuel Severiano de Macedo.

Foi através da produção do algodão, da criação de gado e da fabricação de queijo que Riachuelo começou a progredir. No ano de 1943, passou a pertencer a São Paulo do Potengi, desmembrando-se no dia 20 de dezembro de 1963, pela Lei n° 3.018. Com a conquista de sua emancipação política, Riachuelo passou a ser um novo município potiguar.


Formação Administrativa:
Elevado à categoria de município com a denominação de Riachuelo, pela lei estadual nº 3018, de 20-12-1963, desmembrado de São Paulo do Potengi. Sede no atual distrito de Riachuelo ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 26-01-1964.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Gentílico: Riachuelense 

sábado, 25 de junho de 2016

Região Potengi: Conheça a História de Senador Elói de Souza/RN

Pontos turísticos de Senador Elói de Souza

Blog Tudo de São Paulo do Potengi resolveu trazer as história das cidades que compõem a Região do Potengi. O objetivo disso, é facilitar a pesquisa para os estudantes e sociedade civil.

A História de Senador Elói de Souza:

Às margens do rio Jundiaí nas proximidades de Serra Caiada ou Caiada de Cima, como também era chamada, surgiu um povoado que foi chamado pelos seus habitantes de Caiada de Baixo. No começo do século XIX, quando teve início seu povoamento as suas terras já eram utilizadas para o cultivo da lavoura e a pecuária.

Na busca pela sua autonomia política a povoação de Caiada de Baixo passou por vários municípios. Pertenceu até 1833, a São Gonçalo do Amarante. Nos idos de 1874 fazia parte do município de Macaíba, e em 1953 passou a integrar o município de Serra Caiada.

No dia 31 de dezembro de 1958, através da Lei Estadal nº 2.335, de 31/12/1958, a localidade desmembrou-se de Serra Caiada, com o nome de Caiada.
Pela Lei Estadual nº 3.032, de 31/12/1963, o Município de Caiada passou a denominar-se de Senador Eloi de Soluza.

Faz parte do Estado do Rio Grande do Norte, possui uma densidade populacional de quase 28,52 habitantes por km quadrado segundo o IBGE.

Limita-se com os Municípios de São Paulo do Potengi, São Pedro, Serra Caiada, Bom Jesus e Lagoa de Velhos.

Data da emancipação e instalação: 31/12/1958

Distância da Capital: 65 km

Área Territorial: 167,6 km²

População: 5.906 (IBGE/2007)

sexta-feira, 24 de junho de 2016

Região Potengi: Conheça a História de Lagoa de Velhos/RN

Pontos turísticos de Lagoa de Velhos 

Blog Fatos do RN resolveu trazer as história das cidades que compõem a Região do Potengi. O objetivo disso, é facilitar a pesquisa para os estudantes e sociedade civil.

A História de Lagoa de Velhos/RN:

Em terras pertencentes a Carlos da Rocha, nos idos de 1706, no riacho dos Velhos que desaguava no rio Potengi, teve início o povoamento da área. A propriedade chamada popularmente de Lagoa de Velhos é banhada pelo riacho São Pedro, um afluente da ribeira do Potengi.

As terras da localidade podem ter sido incluídas nas sesmarias pertencentes a dona Joana Gomes Freire, grande latifundiária da região por volta de 1754, chegando a dar o seu nome à serra de Joana Gomes.

No ano de 1830, o proprietário da localidade chamava-se José Correia, mas João Anselmo veio a ser o primeiro morador do sítio, em 1837, onde se erguera o futuro núcleo populacional.

Há uma tradição dos mais antigos da localidade de que um casal de velhos morava às margens da lagoa, entre os anos de 1800 e 1820, e a referência do povo sobre a presença deles na área serviu de batismo para o povoado. Mas é forte a influência no nome do provoado, posteriormente cidade, a partir do nome do riacho chamado dos Velhos por volta de 1706.

Lentamente o povoado foi crescendo. Em 1862, Lagoa de Velhos já era uma fazenda desenvolvida e famosa na região, contando com vários aspectos de uma povoação simples.

Em 11 de maio de 1962, através da Lei nº 2.797, Lagoa de Velhos foi desmembrado de Sítio Novo, tornando-se município do Rio Grande do Norte.

Elevado á categoria de município com a denominação de Lagoa de Velhos, pela lei estadual nº 2797, de 11-05-1962, desmembrado de Sítio Novo. Sede no atual distrito de Lagoa de Velhos ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em, 20-06-1962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.
  
Presidiu o ato de instalação o, então, deputado Federal Theodorico Bezerra, em nome do Governado do Estado, Aluízio Alves as 15 horas do dia 29 de junho de 1962, na presença de um grande público, dando posse à prefeita nomeada. Segue-se a súmula de nomeação através do Decreto de 04 de junho de 1962.

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte resolve:

Nomear, de acordo com o artigo 3° da Lei n° 2797 de 11 de maio de 1962, FAUSTA CARVALHO DE LIRA para exercer o cargo de Prefeita do Município de Lagoa de Velhos. criado pela referida Lei.

Dados da Cidades:

Estado: Rio Grande do Norte

Mesorregião: Agreste Potiguar IBGE/20081

Microrregião: Borborema Potiguar IBGE/20081

Municípios limítrofes: São Paulo do Potengi, Sítio Novo, Barcelona e Serra Caiada

Distância até a capital: 91 Km

Área: 112,832 km² 2

População: 2.762 habitantes (Ano Censo 2014)

Clima: semiárido

Padroeira: Nossa Senhora da Conceição (08 de Dezembro)