domingo, 17 de julho de 2022

Quatro Museus para você conhecer em Martins (RN)

MEMORIAL MANOEL LINO DE PAIVA

Foto reprodução: Instagram @manoellinodepaiva

O Memorial Manoel Lino de Paiva é um resgate histórico e biográfico de um soldado que lutou na Segunda Guerra Mundial cuja iniciativa deve-se à família do homenageado que tombou na Batalha de Montese, Itália, a 14 de abril de 1945, atingido pela artilharia inimiga e foi sepultado no cemitério brasileiro de Pistóia.

O Memorial lembra também a participação de outros martinenses que engrossaram as fileiras contra o nazi-fascismo na Segunda Guerra Mundial.

É mantido e conservado por membros da família do homenageado, com apoio do Poder Público.

Fonte: www.memorialmanoellinodepaiva.com.br/

MUSEU HISTÓRICO E CULTURAL DE MARTINS

Foto reprodução: Prefeitura de Martins

O Museu Histórico foi criado a 20 de dezembro de 1955, pelo Instituto Histórico e Cultural de Martins, como parte de suas metas. Funciona no Edifício "PAX" desde a sua criação e ocupa 4 salas: uma com exposição de objetos de Arte Sacra, duas com Móveis e Louças do século atrasado e uma com Biblioteca Jurídica e Galeria Fotográfica, onde se expõem fotos de filhos ilustres de Martins e do Estado. A beleza arquitetônica do prédio secular que abriga o Museu e que data do ano de 1871, dispensa comentários.

O acervo que compõe o Setor de Arqueologia é oriundo da Casa de Pedra, resultado de escavações feitas por uma equipe da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN; primeiro, sob a Foto reprodução: Prefeitura de Martins Coordenação do Professor José Nunes Cabral de Carvalho, que esperava encontrar fósseis de "Megatherium" (espécie de preguiça gigante); depois, o Professor Armand François Gaston Laroche deu continuidade aos trabalhos de pesquisa, de âmbito Nacional, com recursos oriundos do CNPQ e ajuda da Prefeitura de Martins.

O material lítico coletado nas escavações dentro e fora da caverna, num total de, aproximadamente, 5 mil peças, inclusive parte de uma ossada humana, é a prova concreta e inequívoca da presença de caçadores nômades naquele local. Integra também o acervo do Museu, uma coleção de gráficos, mostrando o resultado da pesquisa.

Foram publicados três volumes sobre essa pesquisa.

Fonte: https://www.martins-rn.com.br/

MUSEU CEL. DEMÉTRIO LEMOS

Foto: Arquivo pessoal

O Museu Cultural Cel. Demétrio Lemos, destaca-se de modo especial pelo seu rico acervo doado pelo seu patrono, adquirido com recursos próprios no Rio de Janeiro e doado ao Grupo Escolar Dr. Almino Affonso que criou sala especial com a denominação de "Museu Cultural Demétrio Lemos" pelo rico acervo cultural formado por estatuas em Art Nouveau, móveis artisticamente decorados, biblioteca com mais de mil volumes dos quais se destacam: a versão original de "O INFERNO" de Dante Alighiére, "ORLANDO FURIOSO" de Ariosto e "OS LUSÍADAS" de Luiz Vaz de Camões, preciosíssima pelo seu valor histórico, vez que o volume foi dedicado de próprio punho pelo editor português Emílio Biel, à Sua Majestade D. Pedro II, Imperador do
Brasil.

Fonte: https://www.martins-rn.com.br/

MUSEU DO AUTOMÓVEL DEUSDEDIT MAIA

Foto: Arquivo pessoal

No ano de 2019 durante o Festival Gastronômico e Cultura de Martins foi inaugurado o primeiro Museu do Automóvel do estado. O Museu Deusdedit Maia conta com carros antigos das décadas passadas, levando você a reviver a história. 

Ele está aberto ao público nos finais de semana no horário das 08:00 as 10:00 e a entrada é gratuita. Venham conhecer e viver o que Martins tem de melhor a oferecer.

Fonte: Blog Martins Princesa Serrana - https://martinsprincesaserrana.blogspot.com/2022/02/quatro-museus-para-voce-conhecer-em.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário